Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Brigada de Incêndio Pigaçu-Purus recebe equipamentos em combate a queimadas

Ao todo, 132 equipamentos, entre abafadores de fogo, botas, capacetes, luvas protetoras, entre outros itens de segurança, vão auxiliar a brigada da Unidade de Conservação

Brigada de Incêndio Pigaçu-Purus recebe equipamentos em combate a queimadas

Foto Divulgação SEMA

A Brigada de Incêndios Florestais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus recebeu, neste domingo (26), equipamentos para auxiliar no combate às queimadas e aos incêndios florestais na região.

O material foi entregue pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), na sede da Associação de Moradores e Entorno da RDS Piagaçu-Purus (Amepp), no município de Beruri (distante 173 quilômetros de Manaus).

Ao todo, 132 equipamentos, entre abafadores de fogo, foice, ancinho, botas, lanternas, capacetes, luvas protetoras, entre outros itens de segurança, vão auxiliar a brigada da Unidade de Conservação (UC) no período de estiagem, onde tradicionalmente os índices de focos de calor aumentam na região.

Para o brigadista da RDS Piagaçu-Purus, Raimundo da Mota, 47 anos, os materiais são de grande importância no momento de atender as ocorrências de incêndio não só dentro da UC, mas também nas áreas do entorno.

“Quando tivemos a formação, em 2015, aprendemos várias técnicas para controlar os incêndios, mas também de salvamento dos nossos colegas em situações de emergência. Na hora que me chamarem para apagar o fogo, eu estarei pronto para atender”, destacou o brigadista.

Os materiais foram doados, no início do ano, para a Sema pela WWF-Brasil. Segundo o coordenador do programa Agentes Ambientais Voluntários (AAV), Abraham Benayon, a ação está inserida na campanha de prevenção ao fogo do Núcleo de Educação Ambiental da Sema.

“Realizamos, além da entrega dos equipamentos, uma sensibilização com os comunitários presentes sobre os perigos do uso do fogo nesta época do ano. Os kits de combate às queimadas são uma forma de fortalecer a mensagem de prevenção”, disse o coordenador dos AAV.

 

*Com informações da assessoria