Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Carlos Almeida entra com ação na Justiça contra Wilson Lima

A ação ocorre após Wilson Lima ter feito uma mudança administrativa em dois cargos que são diretamente ligados ao vice-governador, Carlos Almeida

Carlos Almeida entra com ação na Justiça contra Wilson Lima

Foto: Reprodução

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTB), entrou com uma ação na Justiça contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), devido a uma mudança feita pelo gestor em dois cargos que são diretamente ligados ao vice-governador.

Leia mais: Vice-governador Carlos Almeida deixa o PTB

Segundo o mandado de segurança, apresentado no último dia 4 de setembro, Carlos Almeida pede a suspensão dos efeitos dos Decretos Governamentais de nº 42.606/2020 e nº 42.691/2020, “a fim de que seja restituído o cargo de Secretário Geral da Vice-Governadoria e demais cargos de assessoria à Vice-Governadoria”.

No documento, o vice-governador pede, ainda, que seja garantida “a nomeação e exoneração dos servidores pertencentes ao quadro da Vice-Governadoria” e “suas prerrogativas para evitar que novas mudanças sejam mantidas”.

Leia mais: Wilson Lima lança o ‘Saúde Amazonas’ com investimento de R$ 1,4 bilhão até 2022

Carlos Almeida argumenta que Wilson Lima agiu contra o que está disposto na legislação e que tal atitude pode configurar, inclusive, como crime de responsabilidade.

“O ato do Governador do Estado violou diretamente o disposto na legislação, na medida em que realocou, através de decreto, o secretário-geral da vice-governadoria para a Casa Civil, sendo que em literalidade da legislação, tal cargo é de confiança e exclusivamente o vice-governador possui o escopo de assessorá-lo, não cabendo ao Chefe do Executivo Estadual por mera liberalidade retirar tal cargo”, diz trecho do documento.

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Confira-o-Mandado-de-Segurança-na-íntegra.pdf”]