Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Teich diz que Ministério está focado na obtenção de respiradores e testes

Governador Wilson Lima (PSC) fez um apelo ao ministro da Saúde para antecipar o período de vacinação no Amazonas e também pediu mais testes

Teich diz que Ministério está focado na obtenção de respiradores e testes

Foto: facebook

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que o órgão federal está ‘focado’ na obtenção de mais respiradores para atender os pacientes com Covid-19 e deve iniciar, ainda nesta semana, um projeto de testagem.

A declaração ocorreu durante uma live realizada, neste domingo, 3, na sede do governo do Amazonas, Zona Oeste de Manaus. 

“O foco é de entrega. A gente começa um projeto de diagnóstico e estamos trabalhando na parte de respiradores para conseguir produzir não só no país, mas trazer de fora. Com isso, a gente de mãos dadas realmente espera conseguir salvar o maior número possível de vidas”, declarou Teich.

Vacinas

Outro foco citado pelo ministro é referente às pesquisas de medicamentos, uma vez que a produção de vacinas ainda deve demorar.

“Nós temos estudos de medicamentos em andamentos no país e semana que vem deve sair resultados preliminares no estudo da hidroxicloroquina, feito em cerca de 100 hospitais. É um dado preliminar, mas já podemos ter uma melhor informação sobre a eficácia deles no combate a doença”, adiantou. 

Governador pede mais testes

Durante o encontro, o governador Wilson Lima (PSC) fez um apelo ao ministro da Saúde para antecipar o período de vacinação no Amazonas devido a peculiaridade da região e pediu, ainda, o envio de mais testes para o Estado.

“Além da Covid-19, estamos enfrentando problemas com H1N1  e outras síndromes respiratórias devido o inverno amazônico, quando há uma maior quantidade de chuvas, que começa em novembro e vai até abril. Também queria fazer um apelo para ter mais testes para atender o maior número de pessoas, porque nós temos uma dificuldade de encontrar no mercado esses insumos”, explicou o governador. 

Em resposta, o ministro comentou que nesta semana também começa um projeto de testagem em “massa”, onde serão priorizados os grupos de riscos desenhados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo ele, cerca de 21 milhões de testes estão previstos no primeiro momento.

“Não dar pra trabalhar o país como um só, tem que trabalhar o individual de cada região e estado para fazer com que o sistema seja mais eficiente”, concluiu Teich ao falar sobre o calendário de vacinas. 

Nesta segunda-feira, 4, o ministro e sua equipe seguem cumprindo agenda em Manaus, que incluem visitas aos Hospitais Delphina Aziz, Nilton Lins e Campanha Municipal. Também está prevista uma visita ao Comando Militar da Amazônia (CMA).