Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Governo reforça saúde com aprovados no concurso dos Bombeiros

Vice-governador também ressaltou a importância da manutenção da folha de pagamento desses profissionais sem comprometer a folha dos mais de 100 mil bombeiros já em atividade

Governo reforça saúde com aprovados no concurso dos Bombeiros

O vice-governador anunciou na tarde desta terça-feira, 14, que os aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas de 2009 serão convocados.

A medida visa reforçar a saúde pública do estado no combate ao coronavírus.

Segundo o vice-governador, a questão dos aprovados em 2009 que ainda não tinham conseguido exercer as atividades não é mais jurídica.

“No Amazonas, enfrentamos uma crise nessa pandemia muito grande, porque a quantidade de pessoal específico para o combate ao vírus ainda é muito carente. Há uma questão específica, uma solução específica para tanto que é a existência de diversos profissionais que estão aguardando há diversos anos a entrada no estado do Amazonas. Aí eu me refiro especificamente aos profissionais da área de saúde Bombeiros Militares do Amazonas. Vocês têm enfrentado uma grande batalha judicial para um reconhecimento muito claro, que é aprovação e o ingresso no quadro, precisamos de vocês e a questão não é mais jurídica,” declarou o vice-governador em pronunciamento oficial.

Durante o pronunciamento on-line, o governador também ressaltou a importância da manutenção da folha de pagamento desses profissionais sem comprometer a folha dos mais de 100 mil bombeiros já em atividade.

“Conforme já explicou o secretário de Fazenda do Estado do Amazonas, o impacto econômico do coronavírus vai ocasionar um aperto na folha de servidores e ocasionar uma redução de até 20% na folha, até o final deste ano de 2020. O estado do Amazonas não pode deixar a peteca cair e tem que continuar sendo responsável com a manutenção de serviços básicos e manutenção da folha é essencial. Nós não podemos ser irresponsáveis e permitir o ingresso sem garantias econômicas para que possamos suportá-los e principalmente prejudicar os mais de 100 mil servidores já em atividade. A solução acabou de ser elaborada na data de ontem, e por isso o presente comunicado.

Segundo Carlos Almeida, foi elaborada a criação de um fundo específico para esses militares e que permite a economia do estado desafogar o investimento na convocação desses profissionais.

“Em outras palavras, o estado do Amazonas vai deixar de tirar dinheiro da fonte de impostos estaduais, por conta da criação desse fundo específico para militares, tanto para policiais quanto para bombeiros, essa folga permitirá que seja possível a absorção de profissionais para o reforço na saúde,” finalizou o vice.

Ainda segundo Carlos Almeida, o governador Wilson Lima confirmou que ainda hoje está mandando o decreto para a Assembleia Legislativa para que seja estabelecida a convocação dos aprovados no concurso de 2009.

O vice-governador esclareceu que o hospital Nilton Lins é a principal unidade que necessita de reforços nesse momento.