Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Na Aleam, indígenas protestam contra a extinção de Secretaria de Saúde

Indígenas de várias etnias foram à Assembléia pedir apoio de deputados para manter a Secretaria de Saúde Indígena, ameaçada de extinção

Na Aleam, indígenas protestam contra a extinção de Secretaria de Saúde

Aproximadamente 800 indígenas de várias etnías realizaram uma manifestação na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranda, Parque Dez, por volta das 9h30, da manhã dessa quarta-feira, 27. As reivindicações são contra a municipalização da saúde indígena e contra a extinção da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

Com vestimentas características e com pinturas no corpo, os indígenas foram em busca de apoio dos deputados para manter a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai)  que está em ameaça de extinção.

O protesto seguiu para a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Foto: Carlos Bolívar)

De acordo com o Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Elivaldo da Silva, a população indígena vive um momento de retrocesso.

“Se o governo extinguir a Sesai, sabemos que será um retrocesso para os povos indígenas do Brasil, por que eles vêm fazendo um atendimento diferencial. O momento que nós estamos passando é de retrocesso”, denunciou Elivaldo. Ainda de acordo com o representante da Condisi, “a Sesai atende, hoje, a maioria dos povos indígenas em suas bases, onde o SUS nunca chegou para atender . Nunca recebemos atendimento da SUS lá na última tribo, e a Sesai vem fazendo esse trabalho”, finaliza.

Ficou acertado, durante discussão com parlamentares na Aleam, a abertura de uma comissão especial para acompanhar o assunto, bem como, uma articulação com a bancada federal do Amazonas, na Câmara dos Deputados e em todo o Congresso Nacional, em Brasília.

“Vamos reverter a medida. A aleam vai fazer a interlocução com o Congresso Nacional, forçar com que o Ministro da Saúde reveja isto”, declarou o deputado Sinésio Campos.

Municipalização

A Sesai é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), que teve a extinção citada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante declarações no último dia 20. O objetivo da medida é municipalizar o atendimento à saúde, deixando sob responsabilidade das prefeituras e do Sistema Único de Saúde (SUS) o serviço fornecido às comunidades indígenas que são contra esse modelo.

Congestionamento

Desde a tarde de ontem, 26, manifestantes indígenas vêm realizando atos em protesto contra a medida anunciada pelo Ministro da Saúde. Na manhã de hoje, 27, as reivindicações foram ouvidas pelos deputados da Assembléia Legislativa.