Pesca ilegal próximo ao arquipélago de Mariuá, em Barcelos, vira alvo de investigação federal - Amazonas1
25 de outubro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Pesca ilegal próximo ao arquipélago de Mariuá, em Barcelos, vira alvo de investigação federal

Região dos rios Jufari, Caju e Caicubi, entre Barcelos (Amazonas) e Caracaraí (Roraima) é visada para a prática da pesca esportiva

Pesca ilegal próximo ao arquipélago de Mariuá, em Barcelos, vira alvo de investigação federal
Foto: Reprodução

Em meio à recente crise envolvendo a prática de pesca ilegal na região do Rio Abacaxis, entre os municípios de Nova Olinda do Norte e Borba, desta vez o Ministério Público Federal (MPF), abriu investigações por meio de um Inquérito Civil para apurar a mesma prática ilegal de pesca esportiva predatória nos rios Jufari, Caju e Caicubi, no Alto Rio Negro, entre os municípios de Barcelos (Amazonas) e Caracaraí (Roraima).

Os rios, muito visados para a pesca esportiva, são afluentes do Rio Negro e ficam próximos ao Arquipélago de Mariuá, na região de Barcelos.

Leia mais: Operação policial da SSP no rio Abacaxis é suspensa por determinação do TRF1

No documento publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial do MPF, o procurador Fernando Merloto Soave pede explicações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), para que em 15 dias, informe se o órgão está promovendo o “ordenamento pesqueiro, bem como a fiscalização na região” contra a pesca esportiva predatória na região dentro do Amazonas.

 “Considerando as informações da ocorrência de prática de pesca esportiva de maneira predatória sem autorização, obstruindo os direitos das comunidades tradicionais, na região dos rios Jufaris, Caju e Caicubi, entre os municípios de Barcelos e Caracaraí, no ano de 2019. (…) restam ainda expedientes não respondidos, notadamente a omissão de resposta ao ofício n.º 623/2019/5°OFICIO (ao IPAAM); resolve instaurar Inquérito Civil para apurar a possível prática irregular de pesca esportiva na região dos rios Jufaris, Caju e Caicubi”, diz parte do expediente.

Pesca ilegal no arquipélago de Mariuá vira inquérito no Ministério Público Federal

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading