Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Surto de vírus no Amazonas registra 34 mortes e mais de 600 casos

Foram notificados 666 casos, desses 107 positivos para o Vírus Influenza e 96 para o Vírus Sincicial Respiratório (SRV). Campanha inicia nesta quarta

Surto de vírus no Amazonas registra 34 mortes e mais de 600 casos

Subiu para 27 o número de mortes por H1n1 no Amazonas, segundo o Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), divulgado na última segunda-feira(19). 22 vítimas são de Manaus, duas de Manacapuru, uma de Parintins, uma de Itacoatiara e uma de Japurá.

Ainda segundo o boletim, foram notificados 666 casos, desses 107 positivos para o Vírus Influenza e 96 para o Vírus Sincicial Respiratório (SRV). Os dados apontam ainda que, seis óbitos foram confirmados pelo SRV, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Surto de vírus antecipou campanha de vacinação (Divulgação)

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos dos 34 ocorridos neste período, entre fevereiro e março, 72% faziam parte de grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

Apenas 60% dos pacientes que evoluíram para óbito utilizaram em algum momento do atendimento o antiviral oferecido gratuitamente na rede pública e particular da capital e do interior. Devido o surto de vírus no Estado, a campanha de vacinação foi antecipada e vai iniciar nesta quarta-feira(19) na capital e interior do Amazonas.

(*) Com informações da Assessoria