Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Vice-reitor da Ufam é o segundo caso positivo de coronavírus no AM

O caso, no entanto, foi descartado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), após contraprova dar negativa.

Vice-reitor da Ufam é o segundo caso positivo de coronavírus no AM

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou, em nota, que seu vice-reitor da instituição, o professor Jacob Cohen, testou positivo para coronavírus no dia 16 de março, depois de retornar de uma viagem à São Paulo, com os sintomas leves da síndrome. O caso, no entanto, foi descartado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), após contraprova dar negativa.

Segundo Ufam, o vice-reitor apresentou “quadro brando da doença, estando de quarentena domiciliar, devidamente orientado pelos especialistas que lhe atenderam e evoluindo bem”. 

O exame do médico foi realizado por conta própria, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Amazonas. Apesar disso, o caso só passaria a ser contabilizado oficial pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) após o exame da contraprova ser realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen). 

A Ufam

Nota da Ufam reiterou “compromisso com a sociedade, preocupando-se com toda sua comunidade e colaborando para que possamos enfrentar juntos essa situação”.

Professor Jacob Cohen (à esquerda) junto ao Reitor Sylvio Puga

Professor Jacob Cohen (à esquerda) junto ao Reitor Sylvio Puga (Divulgação)

Filho do vice-reitor

Nas redes sociais, o filho do vice-reitor da Ufam, Marcos Jacob Cohen, publicou um texto no qual presta alguns esclarecimentos quanto às notícias que estão sendo veiculadas sobre o pai.

Segundo o rapaz, o pai esteve operando no interior do Amazonas há dez dias e logo após o projeto, o reitor partiu para São Paulo, na semana passada, onde participaria em um congresso, provável local de contágio, assim como foram detectados outros colegas médicos que estavam no evento.

“Reitero e afirmo que a população não foi colocada em risco, inclusive, todos os membros da expedição são assintomáticos até hoje, eu me incluo, confirmando que a infecção fora em SP!!!”, disse.

Confira: 

 

(*) Mais informações em instantes