Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Wilson Lima diz que vai decretar quarentena se isolamento social não for respeitado

A instalação de tendas em todas as unidades de saúde para triagem, a chegada de médicos e o repasse de R$ 15 milhões são algumas ações para conter o vírus

Wilson Lima diz que vai decretar quarentena se isolamento social não for respeitado

Foto: Reprodução/Facebook

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e a secretária da Saúde, Simone Papaiz, realizaram na tarde deste domingo, 12, uma live para explicar as últimas ações do governo em relação ao combate ao novo coronavírus ( Covid-19).

Entre as medidas tomadas está a construção de tendas em todas as unidades de saúde para realizar a triagem, a chegada de médicos e o repasse de R$ 15 milhões para ampliação de leitos no Hospital Delphina Aziz.

“Ganhamos um suporte maior do Ministério da Saúde e com esse repasse podemos colocar para funcionar integralmente, com 350 leitos o Hospital Delfina Aziz”, disse o governador

Segundo Wilson, no hospital já estão funcionamento 15 novos leitos e outros 20 estarão em funcionamento ainda essa semana.

“Estão chegando em Manaus três especialistas e 10 médicos intensivistas, além da aquisição de 150 respiradores, e ampliação de leitos no Hospital 28 de agosto”, disse o governador.

Isolamento Social

O governador lembrou que pessoas com 55 e 60 anos de idade, sem nenhum problema de saúde, que foram acometidas pela doença foram ao óbito, para conscientizar a população usou o exemplo bem popular para explicar a importância do isolamento social.

“Não há outra medida eficiente além do isolamento social, estamos trabalhando para retardar a disseminação do vírus e de evitar que as pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo, porque o sistema de saúde de nenhum lugar do mundo tem capacidade de atender todo mundo ao mesmo tempo, é a mesma coisa de uma casa onde moram 10 pessoas e na mesma hora todo mundo tem dor de barriga e na casa só tem um banheiro, não dá para todo mundo usar o banheiro ao mesmo tempo. Nós precisamos salvar a vida das pessoas”, disse Wilson.

O governador afirmou que a população não está respeitando o isolamento social e com isso os casos estão aumentando rapidamente no estado.

Ele disse que se for necessário irá decretar quarentena.

“Eu não quero tomar essas medidas restritivas, mas vai chegar um momento em que o estado vai ser obrigado a colocar todo mundo em quarentena e baixar um decreto estabelecendo um loockdown fechando tudo. Não queremos chegar a esse ponto. Faço aqui um apelo a todos respeitem o isolamento social, não há outro caminho, não há outro jeito”, implorou Wilson Lima.