Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Esportes

Amazonense de Jiu-jítsu acontece neste fim de semana, na Arena Amadeu Teixeira

A competição serve como teste de fogo para os lutadores que representarão o Amazonas no Campeonato Brasileiro da CBJJ, entre o final de abril e início de maio

Amazonense de Jiu-jítsu acontece neste fim de semana, na Arena Amadeu Teixeira

A programação de sábado e domingo está prevista para começar às 8h e terminar somente por volta das 20h - (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Tradição e técnica no tatame. É isso que promete a edição 2024 do Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu. A competição mais tradicional da arte suave local é assinada pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM) e terá dois dias de combates – sábado e domingo, 16 e 17 de março -, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus. A entrada é grátis para o público.

O Campeonato Amazonense da FJJAM é uma espécie de Mundial em território baré, pois já passaram pela competição atletas que hoje fazem parte da primeira prateleira do jiu-jítsu mundial, como Micael Galvão e Diogo Reis. Já passaram antes Ronaldo Jacaré, José Aldo Júnior, Bibiano Fernandes, Ronys Torres, Saulo e Xande Ribeiro, e continuarão passando, pois o evento apresenta o que há de melhor em termos técnicos na arte marcial que é uma verdadeira “febre” no estado.

“Nesta edição nós temos mais de 100 academias participando, inclusive atletas de fora do país, como do Canadá. Temos atletas da Venezuela, Roraima e de vários municípios do Amazonas. É impressionante como o Amazonense consegue atingir não só o estado, mas toda a região. Isso é devido à grandeza do jiu-jítsu amazonense e também à tradição do evento”, destaca o presidente Elvys Damasceno, acrescentado que essa é a 37a. edição do campeonato.

Recorde
O Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu bateu todos os recordes, com 2.500 inscritos, ou seja, o limite possível para organizar num fim de semana. Significa que, em números, o evento deve ter um público circulante estimado em 10 mil pessoas durante os dois dias de lutas.

A programação de sábado e domingo está prevista para começar às 8h e terminar somente por volta das 20h. A competição serve como teste de fogo para os lutadores que representarão o Amazonas no Campeonato Brasileiro da CBJJ, entre o final de abril e início de maio.

“Os principais atletas já lutaram o Amazonense, iniciaram lutando esse evento, e com certeza já vem uma geração muito boa porque a gente já vê a criançada lutando como adulto. Isso garante a renovação do jiu-jítsu amazonense”, concluiu o dirigente, convocando o público para assistir ao show de artes marciais. “A entrada é gratuita e todos estão convidados para ver os combates”.