Manaus, 17 de junho de 2024
×
Manaus, 17 de junho de 2024

Cenário

Amazonino Mendes recua e mantém Secretaria de Tecnologia no governo

Amazonino  Mendes recua e mantém Secretaria de Tecnologia no governo

O governador voltou atrás na decisão após críticas. (Foto: Clóvis Miranda/Secom)

Sob o risco de ser extinta no governo de Amazonino Mendes (PDT), a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) ganhou novo comando. Nesta quarta-feira, 24, Amazonino deu posse ao pós-doutor em geologia, pesquisador reconhecido internacionalmente, João Orestes Schneider Santos, que assume o lugar de Alfredo Paes, que acumulava a pasta e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

O governador voltou atrás na decisão após críticas. (Foto: Clóvis Miranda/Secom)

Agora, Amazonino afirma que o planejamento e a área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são vitais para o desenvolvimento do estado. “É inadmissível como um estado como o Amazonas, com uma riqueza mineral gigantesca, não tenha uma política mineral. Para tanto, nós estamos nos socorrendo de um dos maiores expoentes do setor, de toda a nação brasileira, o doutor Schneider. Um homem muito conhecido na área, no setor e de certo vai nos dar a primeira arrancada desse projeto ambicioso”, afirmou o governador.

No início de seu governo, o pedetista avaliou junto com sua equipe a possibilidade de extinguir a Seplancti, tanto que a colocou como um anexo da Sefaz. Após críticas de entidades representativas de classe e pesquisadores, Amazonino voltou atrás na decisão.