Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Coluna AM1

Amom enfrenta a fúria dos seus eleitores após revelar lado bolsonarista ao apoiar Alberto Neto

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (9) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Amom enfrenta a fúria dos seus eleitores após revelar lado bolsonarista ao apoiar Alberto Neto

Virou casaca

Além da derrota no primeiro turno da eleição para prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania) enfrenta a fúria de seus eleitores de esquerda. Isso porque o político finalmente saiu de cima do muro e assumiu seu lado bolsonarista ao declarar apoio a Capitão Alberto Neto (PL) no 2º turno. Será que o jovem político vai se rebelar e dizer que os seus eleitores estão ganhando Pix para atacá-lo? Essa história já é bem conhecida pela imprensa local, acusada por Amom de receber Pix para criticá-lo.

Melhorou

Diferente dos debates no 1º turno, quando o prefeito e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), não compareceu aos debates políticos, os eleitores de Manaus puderam, enfim, assistir ao embate entre David e Capitão Alberto Neto, nesta quarta-feira (9), pela TV Norte Amazonas. Foi possível identificar que ambas as campanhas estão com discurso afiado e muita investigação, de ambos os lados, sobre a vida pregressa dos candidatos e seus vices. Quem perder a eleição, já pode investir em duas áreas: palhaço de circo ou detetive particular.

Críticas

Em entrevista ao Programa Cenário Político, do Portal AM1, nesta quarta-feira (9), o vereador recém-eleito, Zé Ricardo, criticou duramente o atual presidente do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, após o partido conseguir eleger apenas dois prefeitos em cidades no interior do Estado. Para Zé Ricardo, Sinésio atua na contramão do crescimento e fortalecimento do partido de Lula na região.

‘Cão de guarda’

O que pesa sobre Sinésio são as críticas da esquerda de que ele não estaria atuando na defesa da luta de classes do PT. Isso porque o deputado é um cão de guarda fiel ao governador Wilson Lima (UB) e raramente faz críticas ao atual governo. Essa fidelidade ajudou a enfraquecer a sigla no Estado e o reflexo disso veio do resultado no último domingo, quando o PT venceu apenas nos municípios de Urucurituba e São Gabriel da Cachoeira. Tal resultado é simbólico, pois os prefeitos petistas foram reeleitos para mais quatro anos, ou seja, sem renovação.

30 moedas de prata

O compadre de Bolsonaro no Amazonas, Coronel Menezes (PL), virou casaca na eleição para prefeito de Manaus; voltou atrás e declarou apoio ao inimigo. O inimigo de Menezes tem nome, sobrenome e mandato: Capitão Alberto Neto, deputado federal e candidato a prefeito da capital amazonense. Mal terminou o primeiro turno e Menezes correu para os braços do “Judas”, como assim Alberto Neto é conhecido por Menezes. E o tal “Judas” parece não guardar mágoas, já que aceitou o apoio do coronel, que já pode pedir música no Fantástico, após três derrotas seguidas nas urnas.

Procura-se

Procuram-se vereadores que queiram trabalhar até o dia 31 de dezembro de 2024. Isaac Tayah (MDB) e Rosinaldo Bual (AGIR) não deram às caras na Câmara Municipal de Manaus (CMM) após a eleição do último domingo (6). Os dois vereadores faltaram às últimas três sessões plenárias nos dias 7, 8 e 9/10. Bual deve estar curtindo a vitória, enquanto Tayah pode estar chorando a derrota. Curioso é que Tayah moveu céus e terras para voltar à CMM e conseguir que Antonio Peixoto tivesse o mandato cassado para que ele pudesse voltar ao parlamento após a derrota nas urnas em 2020.

Histórico

Reeleita, a vereadora Yomara Lins (PODE) conduzirá a sessão de posse dos vereadores da próxima legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Isso acontece porque ela é vice-presidente da Casa e o atual presidente, Caio André (UB), não foi reeleito. O feito entra para a história do parlamento municipal, onde a presença de homens ainda é predominante, principalmente no próximo ano, quando em vez de 4 a CMM só terá três mulheres. Glória Carratte (PSB) não conquistou a reeleição e deixará a “casa do povo” após 24 anos de mandato para, enfim, aos 62 anos, curtir a aposentadoria com a família.

 

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI