Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Animais domésticos podem ser sacrificados gratuitamente em Manaus

É necessário que o tutor prove que não tem condições de pagar a eutanásia, além de apresentar recomendação do veterinário.

Animais domésticos podem ser sacrificados gratuitamente em Manaus

(Foto: Reprodução/Internet)

Manaus (AM) – Muitos tutores de animais domésticos, como cães e gatos, passam por dificuldades quando os seus pets ficam doentes e não há mais condições financeiras de cuidar deles. Embora Manaus tenha um local para auxiliar em procedimentos como a eutanásia (sacrifício de animais), muitos tutores desconhecem a informação.

Mas, para que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) possa realizar esse procedimento, é necessário atenção para alguns requisitos.

Por meio de nota ao Portal AM1, o CCZ informa que realiza eutanásia de animais somente nos casos em que o animal está agonizante, ou seja, quando não há chance de tratamento e o tutor apresenta recomendação de um veterinário para que o mesmo seja eutanasiado.

Quando o tutor não tem condições de cuidar e nem de sacrificar o animal, pode levá-lo ao CCZ no período de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14. O mesmo será avaliado, e uma vez constatado que está em sofrimento sem a possibilidade de tratamento, a eutanásia será realizada”, diz um trecho da nota.

Ainda de acordo com o CCZ, “apenas uma pessoa pode assistir o procedimento de eutanásia, uma vez que o ambiente não é apropriado para receber muitas pessoas”.

O órgão enfatiza também que o Centro de Controle não atua como área de bem estar animal, ou seja, como abrigo. “A atuação do Centro de Zoonoses é a de trabalhar para controlar doenças transmitidas pelos animais  aos seres humanos”, finaliza.

 

LEIA MAIS: