Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cultura

Antecipação de desfiles das escolas de samba causa polêmica em Manaus

TV A Crítica diz que concorrência com a Rede Globo é grande e que pode não favorecer a transmissão de desfiles

Antecipação de desfiles das escolas de samba causa polêmica em Manaus

Desfiles foram antecipados para os dias para dos dias 09, 10 e 11 de fevereiro (Foto: Divulgação/Manauscult)

MANAUS – Os desfiles das escolas de samba de Manaus serão antecipados em uma semana para que não haja concorrência com as transmissões dos eventos de São Paulo e Rio de Janeiro – que sucedem na semana oficial do Carnaval. A data foi alterada para 11 de fevereiro.

Embora os integrantes afirmem que o público sempre comparece ao Sambódromo, a antecipação desagradou integrantes das escolas de samba, que não gostaram da mudança.

De acordo com a detentora dos direitos, TV A Crítica, a concorrência com a Rede Globo é grande e pode não favorecer a transmissão.

O presidente do Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular (GAO), Dudson Campos Carvalho, divulgou uma nota nesta terça-feira (17) contra as definições das novas datas. Dudson apontou que a decisão partiu de uma forma unilateral.

“O grupo GAO de Cultura Popular vem a público declarar sua insatisfação quanto a data do desfile das escolas de samba definida ontem 16/01/2023 para dos dias 09, 10 e 11 de (fevereiro) 2023. Informamos a todos que esta decisão partiu exclusivamente da associação do grupo especial (Ceesma) em total desacordo com as demais associações. Somos a favor de qualquer ação que venha contribuir com nosso Carnaval desde que seja planejado e acordado com todos os membros envolvidos no processo”, disse em nota.

No dia 3 de janeiro deste ano, a União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (UESAM) e o Grupo de Acesso Oficial (GAO), entidades que representam as escolas dos grupos de acesso A e B emitiram nota contestando a escolha da data do dia 11 de fevereiro para o desfile das escolas de samba do grupo especial. A data é uma semana antes do tradicional Sábado de Carnaval, que este ano ocorre no dia 18 de fevereiro.

“A antecipação da data em uma semana irá alterar o calendário de eventos tradicionais da cidade de Manaus, motivo pelo qual esta associação reafirma a necessidade de ter havido uma ampla discussão com dirigentes e a sociedade civil em torno do tema”, disse Dudson.

Ao Portal AM1, a Ceesma disse que após reunião marcada para a noite desta terça-feira (17), vai divulgar nota para esclarecer sobre as questões ainda não respondidas.

As negociações continuam, mas, a princípio, a antecipação está consolidada.

Leia mais: