Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Brasil

Após acidente doméstico, Lula faz discurso por videoconferência em reunião da Cúpula do Brics

Presidente brasileiro pediu diálogo contra a escalada de "guerras com potencial de se tornarem globais".

Após acidente doméstico, Lula faz discurso por videoconferência em reunião da Cúpula do Brics

(Foto: Reprodução/Canal GOV)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã desta quarta-feira (23) por videoconferência na reunião ampliada da 16ª Cúpula do Brics. A participação de Lula na segunda sessão de trabalho, na reunião ampliada entre líderes dos países do bloco, está prevista para 7h30. Na primeira, iniciada às 6h (horário de Brasília) em Kazan, na Rússia, o presidente foi representado pelo ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores.

Lula abriu sua fala mencionando a proposta brasileira de Aliança Global contra a Fome e à Miséria, apresentada pela presidência do País no G20 em novembro. Convidou os parceiros do Brics a aderir à aliança. E também a ajudar a construir outra proposta importante do Brasil, a de se criar um regime global de tributação dos super-ricos.

O presidente defendeu a discussão de uma moeda alternativa ao dólar no comércio internacional, de modo a favorecer as transações comerciais entre os países emergentes. E saudou a presidência de Dilm Rousseff no Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco do Brics, que atualmente financia cerca de 100 projetos de desenvolvimento e infraestrutura.

Diálogo contra a escalada de violência

Lula citou fala doi presidente da Turquia na ONU, que classifico o território de Gaza, atacado por Israel por meses, como o maior cemitério de mulheres e crianças do mundo. “Essa insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano”, afirmou. E fez um apelo para que o mundo reaja para promover negociações de paz entre Ucrânia e Rússia, diálogo “crucial” se evitar, ainda, uma escalada de conflitos na região e no mundo.

“No momento em que enfrentamos duas guerras com potencial de se tornarem globais, é fundamental resgatar nossa capacidade de trabalhar junto sem prol de objetivos comuns. Por isso, o lema da presidência brasileira (no Brics, a partir de 2025) será: fortalecer a cooperação do Sul Global para uma governança mais inclusiva e sustentável.”

(*) Com informações da Agência Gov

LEIA MAIS: