Manaus – A Caixa Econômica Federal se pronunciou nesta sexta-feira (19) a respeito de uma denuncia feita ao Portal Amazonas1. A reportagem mostrou que 18 homens estavam vendendo irregularmente fichas para atendimento na agência da Caixa na Avenida Grande Circular, zona Leste de Manaus. O flagra foi feito esta semana.
De acordo com informações, os suspeitos estariam obrigando as pessoas a irem para o final da fila, caso não efetuassem a compra das senhas que eram comercializadas ilegalmente.
Leia a matéria com a denúncia: Homens tocam terror em fila da Caixa Econômica na zona Leste; veja vídeos
Em nota, a Caixa informa que entrou em contato com agentes policiais para evitar o comércio de vagas nas filas para clientes da agência. De acordo com eles, a Polícia Militar também está atuando em frente à unidade para conter esse tipo de prática. A nota ainda reforça que não é necessário enfrentar filas para conseguir atendimento na agência, e que os clientes podem resolver as situações pendentes através dos aplicativos da instituição.
Confira a nota na íntegra:
A CAIXA informa que comunicou as autoridades competentes quanto a possível prática de venda de lugar na fila da agência Leste Manauara (AM). O banco mantém contato constante com os órgãos de Segurança do Estado, e requisitou suporte no sentido de coibir a possível prática do comércio de vagas na fila de clientes que se forma no ambiente externo da unidade. A Polícia Militar tem prestado apoio com viatura policial em frente a unidade em horários alternados durante o expediente bancário.
O horário de funcionamento das unidades é de 8h às 13h, com realização de triagem antecipada na fila ainda no ambiente externo, com o objetivo de identificar as necessidades de cada cliente e dar as orientações sobre o melhor canal de atendimento.
Somado a isso, a CAIXA mantém sinalização/delimitação do piso externo das agências, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas. Durante o atendimento, os clientes são direcionados para o interior das agências respeitando o limite de 50% da lotação de cada unidade, de acordo com o protocolo de prevenção à COVID-19, para evitar aglomerações nos ambientes internos das agências.
O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas e esclarece ainda que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h, são atendidas no mesmo dia.
Como forma de facilitar o acesso aos serviços, a CAIXA orienta o uso dos aplicativos disponíveis (CAIXA Tem, FGTS, Habitação CAIXA, Internet Banking CAIXA, etc.) e dos canais alternativos, como terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes bancários.
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