Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Avante e Patriota discutem federação para se manterem ‘vivos’ em 2022

As conversas sobre federação partidária já começam a fluir entre as siglas, uma vez que elas querem se manter de pé nessas eleições

Avante e Patriota discutem federação para se manterem ‘vivos’ em 2022

Foto: Reprodução

BRASÍLIA, DF – Após aprovação da federação partidária, por meio da Lei nº. 14.208/2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), diversas siglas começam a se movimentar para garantirem presença nas eleições gerais de 2022. Agora, o tema sobre federação partidária deve fluir entre o Avante e o Patriota, pois as siglas querem permanecer “vivas” nesse páreo.

A informação foi desse possível agrupamento foi repassada pela colunista Olga Curado, do UOL, na noite dessa quinta-feira (27), durante entrevista ao site. Segundo à colunista, essa união deve vir com uma característica muito peculiar: essas siglas, tradicionalmente, apoiam o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).

“É um arranjo político que está sendo negociado de uma forma ampla para na verdade garantir a sobrevivência desses políticos que estão dentro desses partidos”, disse Olga Curado, na ocasião.

O Avante tem 7 representantes na Câmara dos Deputados enquanto o Patriota tem nove. Já no Senado Federal, as siglas não possuem nenhum representante, o que de certa forma enfraquece os debates no Congresso Nacional sobre as pautas defendidas pelo Avante e Patriota.

Leia mais: Tucanos podem ‘sair do ninho’ e  conversar com Cidadania em possível federação

PSDB e Cidadania

Porém, não são apenas as duas siglas que têm interesses em se federarem e manter assim, um “casamento” de quatro anos. Nessa quinta-feira (27), o Partido da Social Democracia Brasileira (PSD) liberou os “tucanos” para falarem do tema com representantes do Cidadania.

A executiva do partido autorizou, em reunião, abertura do diálogo formal com a sigla para possível formação de uma federação partidária, uma das novidades para as eleições de 2022.

De acordo com o comunicado divulgado pelo PSDB, as conversas continuarão sendo conduzidas pelo presidente da legenda, Bruno Araújo, o secretário-geral Beto Pereira e os líderes na Câmara, Adolfo Viana (BA), e no Senado, Izalci Lucas (DF), “com o objetivo de mapear e aparar eventuais arestas regionais”.

Leia mais: Diretórios estaduais do PSB aprovam federação com PT de Lula para 2022

PT e PSB

Embora outras siglas estão convergindo para uma federação, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deram o pontapé a essa federação, e, 18 dos diretórios estaduais do PT disseram sim à federação com partidos do campo da esquerda, incluindo o PT, PCdoB, Psol e PV.

Quatro estados demonstraram apoio à formação da frente com os demais partidos, mas sem o PT. São eles: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal e Mato Grosso.

A reunião aconteceu em dezembro passado, na sede do PSB, em Brasília, sob a condução do presidente da legenda, Carlos Siqueira.

AVANTE