
(Fotos: Divulgação/FAB)
Manaus (AM) – Um avião venezuelano foi abatido pela Força Aérea Brasileira (FAB) ao entrar no espaço aéreo brasileiro clandestinamente. Segundo a FAB, o piloto desobedeceu às ordens de pouso forçado e a aeronave foi alvejada pelos militares, caindo e pegando fogo ao tocar o solo, nas proximidades de Manaus.
Dentro da aeronave, a Polícia Federal (PF) identificou dois ocupantes mortos, ambos envolvidos com o tráfico de drogas, e encontrou uma carga de entorpecentes.
A ação faz parte da Operação Ostium, conduzida pela FAB, para combater atividades criminosas em regiões de fronteira.
O abate ocorreu na terça-feira (11), mas as informações foram divulgadas apenas nesta quarta-feira (12). Segundo a FAB, a intercepção seguiu os protocolos previstos na legislação brasileira para o policiamento do espaço aéreo.
A ação da FAB foi respaldada pela chamada Lei do Abate, regulamentada pela Lei nº 9.614, de 1998, que autoriza a destruição de aeronaves que invadam ilegalmente o espaço aéreo brasileiro e sejam consideradas uma ameaça à segurança nacional.
Esse procedimento segue ainda os protocolos estabelecidos pelo Decreto nº 5.144, de 2004, que determina as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.
LEIA MAIS:
- Avião clandestino do Peru é interceptado pela FAB a 80 KM de Manaus
- Avião do garimpo ilegal é desativado na Terra Yanomami
- Avião da Coreia do Sul colide com muro e pega fogo
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.