Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Bancada federal do AM se reúne para ‘blindar’ Zona Franca de Manaus

Parlamentares estão preocupados em resguardar as vantagens e os incentivos fiscais concedidos ao modelo econômico dentro da reforma tributária

Bancada federal do AM se reúne para ‘blindar’ Zona Franca de Manaus

Bancada do Amazonas se reuniu na tarde desta quarta-feira, 18, em Brasília (Foto: Divulgação)

No mesmo dia em que o relatório da PEC 110/2019, que trata sobre a reforma tributária e tramita no Senado, foi apresentado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, sob coordenação do senador Omar Aziz, a bancada federal do Amazonas se reuniu para discutir formas de blindar a Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com o coordenador do Comitê de Assuntos Tributários e Estratégicos do Amazonas, Nivaldo Mendonça, o relatório apresentado nesta quarta-feira, 18, no Senado, já prevê regra de exceção para a Zona Franca de Manaus, mas carece de ajustes: “ele precisa de alguns ajustes para garantirmos, além da competitividade das empresas, a receita do Estado. O texto de hoje não garante a receita do Estado”, destacou Mendonça.

De acordo com o senador Omar Aziz, para garantir que a receita fique no Estado, excepcionalmente no Amazonas, é necessário que a alíquota de ICMS seja cobrada na origem, e não no destino, como está previsto atualmente no texto da PEC 110/2019.