Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Coluna AM1

Base do prefeito diz que Caio André faz as vontades de Roberto Cidade na CMM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (18) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Base do prefeito diz que Caio André faz as vontades de Roberto Cidade na CMM

Incentivo

Mais uma CPI foi instaurada na Câmara Municipal de Manaus. Será que agora os vereadores vão aparecer nas sessões plenárias? A comissão é um prato cheio na mesa dos opositores do prefeito David Almeida (Avante), principalmente aqueles que são do time do candidato a prefeito Roberto Cidade (UB). O líder do prefeito na Casa, vereador Eduardo Alfaia (Avante), acusou o presidente da Casa, vereador Caio André (UB), de fazer as vontades do presidente da Aleam.

Sem moral

Essa coluna já noticiou que o vereador Caio André (UB) não é respeitado pela maioria como presidente da Câmara Municipal de Manaus. E o cidadão teve mais um exemplo disso com a sessão desta quarta-feira (18), quando o líder do prefeito na Casa, vereador Eduardo Alfaia (Avante), fez um discurso afiado contra Caio André e seus gastos milionários como vereador. Em respostas, Caio disse que já foi gestor e teve as contas aprovadas e que não exerce seu mandato com irregularidades.

Pega fogo

O clima esquentou na CMM entre os vereadores Rodrigo Guedes (PP) e Eduardo Alfaia (Avante). Rodrigo, que é o principal opositor do prefeito na CMM, disse que Alfaia é funcionário do prefeito e também “pau-mandado” do gestor municipal. O líder do prefeito na Casa não gostou do que ouviu e chamou o adversário de “vagabundo”. Por meio das redes sociais, Guedes disse que foi ameaçado de agressão por Alfaia na CMM. Embora a transmissão da sessão plenária não tenha exibido o momento da ameaça, Rodrigo disse que publicará as imagens do episódio em suas redes sociais. Após 4h do anúncio, nenhuma imagem que comprovasse as ameaçavas foi divulgada até a publicação desta coluna.

Pega fogo 2

Para colocar ainda mais gasolina no incêndio, Rodrigo Guedes utilizou as redes sociais para dizer que Eduardo Alfaia teve sorte no bate-boca protagonizado por ambos hoje na CMM. Isso porque Guedes afirma que não tinha conhecimento de que o colega havia sido preso em uma operação que investigava a corrupção no município de Iranduba na então gestão do ex-prefeito Xinaik Medeiros. O esquema de corrupção gerou prejuízo de R$ 56 milhões aos cofres públicos. Ao Portal AM1, Eduardo Alfaia disse que vai buscar junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) a retirada da publicação sobre a prisão. Ele nega que tenha sido preso e diz que entrará com uma representação contra o site que noticiou a tal prisão que foi compartilhada nas redes sociais de Guedes.

Lerdeza

O presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), precisou intervir para acalmar os ânimos de Eduardo Alfaia e Rodrigo Guedes, mas o curioso é que a intervenção só aconteceu após Eduardo Alfaia berrar no microfone palavras ofensivas ao rival. Caio foi cobrado pela demora em agir, mas alegou que já estava pronto para interromper o pronunciamento de Rodrigo. Curioso é que até então Caio André acompanhava caladinho o discurso afiado de Rodrigo contra Alfaia.

Quem te viu, quem te vê

Sabe aquelas histórias que te contam, mas você só acredita depois que ver? Pois bem, os amazonenses, em especial os manauaras, estão vendo a deputada Joanna Darc (UB) fazer o impossível em promessas para eleger o maridão como vereador em Manaus. Ela foi pedir até para Roberto Cidade gravar vídeo pedindo votos para o cônjuge dela. Pelo visto, parece que Cidade perdoou mesmo as mágoas do passado quando a própria Joana o acusou de pagar os deputados para poder ser eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Amiga da onça

Agora, Joanna posa de “boa amiga” de Roberto Cidade e pede para o prefeiturável fazer campanha para eleger o marido dela, Aldenor Lima. A principal bandeira, ou talvez a única, é a causa animal. Assim como a mulher fez na campanha para deputada estadual ao prometer um hospital veterinário, Aldenor faz na campanha para vereador ao prometer UBS animal. A promessa do hospital que Joana tanto usou na campanha ainda não foi entregue e a data caiu no esquecimento. Será se a UBS animal também vai cair no esquecimento caso Aldenor consiga uma cadeira na CMM?

Ameaças

Candidata a vereadora em Manaus, Paloma Lomittas (PMB) revelou ao Portal AM1 ser ameaçada por conta das críticas que faz a alguns políticos locais. Ela teme pela sua integridade física e, por isso, precisa andar escoltada por seguranças. Apesar do cuidado, ela diz que está ciente do risco que enfrenta diariamente, mas que sabia desde o início o preço a pagar por criticar o sistema. Se eleita vereadora, ela promete fiscalização independentemente de quem seja o prefeito.

Dança das cadeiras

O deputado federal Silas Câmara retirou de Roberto Sabino a liderança do Republicanos na CMM. Roberto estava no comando desde abril deste ano. Agora, quem passa a responder pelo partido na Casa é o vereador Daniel Vasconcelos. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (18) durante sessão plenária. Roberto é aliado do prefeito David Almeida (Avante), enquanto o novo líder do partido, Daniel Vasconcelos, é da oposição e ligado ao grupo político do governador Wilson Lima. Com o movimento de Silas, a CPI da Semcom foi destravada no parlamento e foi finalmente instaurada. Nos bastidores são fortes os rumores de que o partido ligado à igreja evangélica mantinha acordos com a atual gestão para impedir o andamento da comissão.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI