Manaus, 22 de maio de 2024
×
Manaus, 22 de maio de 2024

Cidades

Boleto do IPTU poderá ser emitido em Braile em Manaus

Boleto do IPTU poderá ser emitido em Braile em Manaus

MANAUS 22.05.17 VEREADOR FRED MOTA (PR) DURANTE SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM.

A proposta, apresentada pelo vereador Fred Mota depende ainda de sanção do prefeito Arthur Neto. (Foto: Tiago Correa/ CMM)

Por iniciativa do 3° vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Fred Mota (PR), as pessoas com deficiência visual, poderão receber seus boletos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) impressos na linguagem Braille (sistema de leitura com o tato para cegos e deficientes visuais), caso a proposta seja sancionada pelo Prefeito Arthur Neto.

A indicação da “criação de boleto de pagamento de IPTU, confeccionado no sistema convencional e em Braile, para que possam ser resguardados, os direitos dos deficientes visuais”, foi aprovada no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), e de acordo com o autor da proposta, o objetivo é garantir o direito das pessoas com deficiência visual de conferir suas contas.

 “A impressão de boletos de IPTU em Braille, já é realidade em várias cidades do país. Nada mais justo, que também a prefeitura de Manaus, aprimore o atendimento especializado aos deficientes visuais, que têm direitos, como consumidores e contribuintes, de conferir suas contas, o que se tornará possível com a emissão das guias de pagamento de IPTU em Braile”, justificou o vereador.

O parlamentar explicou que conforme o último Censo do IBGE, o tipo mais comum de deficiência no país é a deficiência visual, que atinge 35,8 milhões de pessoas, das quais 6,6 milhões apresentam deficiência visual severa e 506 mil são cegas.

“A proposição contribui para fortalecer a autonomia das pessoas com deficiência visual, que, hoje, são dependentes de terceiros. Isso mostra a necessidade cada vez maior de políticas públicas voltadas para esse segmento social, que precisa ter seus direitos de cidadão plenamente resguardados”, enfatizou Fred Mota.

Se sancionada a indicação os interessados em receber o boleto de pagamento no sistema em Braile, deverão inscrever-se na própria Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (SEMEF).