Brasil está na zona vermelha em ranking de liberdade de imprensa
16 de maio de 2021
Site auditado pelo
Manaus
24oC  29oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Brasil está na zona vermelha em ranking de liberdade de imprensa

Após cair 4 posições, o Brasil ficou em 111° lugar no ranking mundial de Liberdade de Imprensa, da organização 'Repórteres sem Fronteiras'

Brasil está na zona vermelha em ranking de liberdade de imprensa
Foto divulgação Tânia Rêgo/Agência Brasil

BRASÍLIA, DF – Após cair 4 posições o Brasil ficou em 111° lugar no ranking mundial de Liberdade de Imprensa da organização Repórteres sem Fronteiras, divulgado nesta terça-feira (20). A posição ocupada pelo país representa uma zona vermelha no ranking, ou seja, segundo a organização a imprensa brasileira se encontra em uma situação difícil.

Cinco níveis representados por cores, é a divisão feita pela entidade, para definir o nível de liberdade de imprensa, são essas: branca (muito boa), amarela (boa), laranja (problemática), vermelha (difícil) e preta (muito grave).

Leia mais Jornalistas são assaltados e cinegrafista é baleado em Manaus

O texto de apresentação descreveu o ambiente jornalístico do país como tóxico desde o início da gestão Bolsonaro. “Insultos, estigmatização e orquestração de humilhações públicas de jornalistas se tornaram a marca registrada do presidente, sua família e sua entourage”, afirma o texto. A organização afirmou que os ataques ficaram intensos com o avanço do quadro pandêmico brasileiro.

Liberdade de imprensa

Fonte_ Repórteres sem fronteiras

No relatório um dos pontos citados foi o do consórcio da imprensa formado para dar transparência a dados da Covid-19.
Diante das mentiras compulsivas do presidente e da falta de transparência do governo quanto à gestão sanitária, uma aliança inédita reunindo os principais meios de comunicação do país foi criada em junho de 2020, com o objetivo de obter informações diretamente de autoridades locais nos 26 estados do país e no Distrito Federal, para elaborar e comunicar seus próprios boletins”, cita o texto.

Liberdade de imprensa no mundo

No mundo a Noruega é o país que lidera o ranking e que há mais liberdade de imprensa, a cinco anos consecutivos permanece na posição.

Em 44º lugar se encontra os Estados Unidos, durante a gestão de Trump, cerca de 400 agressões e 130 prisões de jornalistas foram registradas.

Veja os principais colocados no ranking:

Primeiros lugares do Ranking de Liberdade de Imprensa

Posição País
1 Noruega
2 Finlândia
3 Suécia
4 Dinamarca
5 Costa Rica

Colocação do Brasil e quais são os países próximo

Posição do Brasil no Ranking de Liberdade de Imprensa

Posição País
109 Guiné
110 Bolívia
111 Brasil
112 Bulgária
113 Indonésia

Ranking: Repórteres sem Fronteiras

(*) Com informações do G1

 

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

[email-subscribers-form id="1"]