Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Brasil

“A Igreja Católica não faz barganhas”, afirma CNBB

A CNBB afirma ter recebido com estranheza e indignação a notícia sobre a oferta de apoio ao governo por parte de emissoras de TV em troca de verbas e solução de problemas afeitos à comunicação.

“A Igreja Católica não faz barganhas”, afirma CNBB

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB desde 2019 - Marlene Bergamo - 10.mai.19/Folhapress

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu na noite deste sábado, 6,  uma nota repudiando o encontro de algumas TVs intituladas católicas para oferecerem a Bolsonaro apoio ao governo em troca de verbas.

“Não aprovamos iniciativas como essa, que dificultam a unidade necessária à Igreja, no cumprimento de sua missão evangelizadora”, diz a nota.

O documento informa ainda que “as emissoras intituladas ‘de inspiração católica’ possuem naturezas diferentes. Algumas são geridas por associações e organizações religiosas, outra por grupo empresarial particular, enquanto outras estão juridicamente vinculadas a dioceses no Brasil. Elas seguem seus próprios estatutos e princípios editoriais. Contudo, nenhuma delas e nenhum de seus membros representa a Igreja Católica, nem fala em seu nome e nem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem feito todo o esforço, para que todas as emissoras assumam claramente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Sobre a reunião, as organizações que assinam conjuntamente a Nota de Esclarecimento, afirmam ter recebido com estranheza e indignação a notícia sobre a oferta de apoio ao governo por parte de emissoras de TV em troca de verbas e solução de problemas afeitos à comunicação.

“A Igreja Católica não faz barganhas. Ela estabelece relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos pautada pelos valores do Evangelho e nos valores democráticos, republicanos, éticos e morais”, diz o texto.

 

Leia aqui na íntegra a Nota da CNBB

(*) Com informações da CNBB