Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Calor acima da média deve durar até sexta-feira em 7 cidades do AM

Além das cidades amazonenses, as regiões Sudeste e Centro-Oeste estão sendo atingidas pela forte onda de calor.

Calor acima da média deve durar até sexta-feira em 7 cidades do AM

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Manaus (AM) – A onda de calor que atinge sete municípios do Amazonas deve durar até sexta-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das cidades amazonenses, as regiões Sudeste e Centro-Oeste estão sendo atingidas pela forte onda de calor.

Em boletim atualizado, foram listados 2.707 municípios afetados. Além de todas as cidades situadas no Centro-Oeste, no Sudeste e no estado de Rondônia, a relação inclui aquelas localizadas no sul do Piauí, do Maranhão, de Tocantins, do Pará e do Amazonas, no sudoeste da Bahia e no norte do Paraná.

Os municípios de Apuí, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Maués e Novo Aripuanã estão entre os municípios com temperatura de 5 °C acima da média. Porém, as altas temperaturas já vêm sendo registradas nos últimos meses, quando a estiagem severa resultou na vazante histórica dos rios da Amazônia.

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias. Nas últimas 24 horas, o nível do rio Negro, desdeu 0,08 m e registrou nesta quarta-feira (15) o nível de 2,82m.

Segundo os pesquisadores, o país sofre influência do fenômeno El Niño. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que os efeitos do El Niño devem ser sentidos pelo menos até abril do próximo ano.

LEIA MAIS: