Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Campanha Nacional da Voz vai realizar triagem para exame em Manaus

A data, comemorada em todo o mundo em 16 de abril, foi criada com o objetivo de alertar para a importância da voz e cuidados para preservá-la

Campanha Nacional da Voz vai realizar triagem para exame em Manaus

O Serviço de Otorrinolaringologia, da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), inicia na próxima semana, uma programação especial de atendimento alusivo ao Dia Mundial da Voz. A data, comemorada em todo o mundo em 16 de abril, foi criada com o objetivo de alertar para a importância da voz e cuidados para preservá-la. De 15 a 17 abril, a Fundação estará ofertando diversos serviços gratuitos e orientações à população.

Na próxima segunda-feira(15), profissionais especializados estarão realizando uma triagem de pacientes de demanda espontânea com queixas vocais, visando diagnóstico precoce de doenças da laringe, bem como a promoção da saúde vocal. Na abertura da Semana da Voz, às 9h, além da distribuição de panfletos, haverá orientação sobre as doenças que podem comprometer a voz, através de palestras sobre o uso correto da mesma e prevenção de lesões na laringe, com fonoaudióloga.

Triagem – Serão selecionados 125 pacientes para a realização do exame de videolaringoscopia durante a Campanha da Voz, sendo 25 exames por dia/turno, de segunda a quarta-feira (17). Os pacientes, após exames, receberão orientações para tratamento ou encaminhamento, conforme indiquem os resultados.

O público-alvo é todo paciente que apresente alteração na voz. Os casos que tiverem indicação serão encaminhados para posterior realização de consultas e exames, no ambulatório de Otorrinolaringologia.

“O atendimento terá o serviço de triagem altamente direcionado para pacientes que realmente apresentem alterações na voz, com suspeitas de doenças que podem comprometê-la e que se manifestam com alteração na qualidade vocal”, destaca a otorrinolaringologista Súnia Ribeiro, chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e preceptora do Programa de Residência Médica na especialidade, na FHAJ.

É o caso de pólipos, nódulos (também chamados de calos vocais), laringite (inflamação da laringe), lesões fonotraumáticas e doenças cancerosas malignas. “Nosso foco é promover o diagnóstico precoce das doenças de garganta, especialmente das pregas vocais e conscientizar sobre a importância dos cuidados da saúde vocal e implicações na comunicação”, disse.

Para participar da triagem para exames de videolaringoscopia, o paciente deve apresentar queixas ou sintomas de rouquidão, pigarro e entalo por mais de 14 dias, comparecendo à FHAJ, com carteira de identidade e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Adriano Jorge funciona na avenida Carvalho Leal, 1.778, Cachoeirinha.

(*) Com informações da Assessoria