Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Cercado por lixo, morador desabafa em Manaus: ‘só vão aparecer quando quiserem voto, é ano eleitoral, né?’

Segundo eles, há muito tempo que os agentes de limpeza da Semulsp sequer passam no local para coletar o lixo, que acabou tornando o lugar em lixeira viciada

Cercado por lixo, morador desabafa em Manaus: ‘só vão aparecer quando quiserem voto, é ano eleitoral, né?’

Manaus (AM) – Moradores do beco Buriti, na avenida Preciosa, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, denunciam o descaso dos órgãos municipais com as famílias que moram naquele lugar. Segundo eles, há muito tempo que os agentes de limpeza da Semulsp sequer passam no local para coletar o lixo, que acabou tornando o lugar em lixeira viciada.

Segundo o morador que se identificou como Vagner Barros, desde que foi morar no local, nunca passou nenhuma equipe da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) para coletar o lixo, que já se transformou em lixeira viciada. A pasta é comandada por Renato Júnior, que assumiu o lugar de Sabá Reis, após ele deixar o cargo para concorrer às eleições.

Ao AM1, Vagner disse: “Eu moro aqui faz dois anos, e nunca vi uma equipe da prefeitura passar aqui. Nós estamos vivendo à mercê da própria sorte, pois ninguém olha por nós. A ponte tá [sic] podre, e só vão aparecer aqui quando acontecer uma fatalidade ou quando quiserem voto, é ano eleitoral, né? Vai vir político lembrando que aqui tem eleitores.”

Secretário da Semacc falta evento na CMM alegando internação
David Almeida e Renato Júnior

Por conta do acúmulo do lixo, o bueiro, que nunca sequer teve tampa, segundo Vagner, coloca em risco a vida de crianças e dos animais domésticos, pois está totalmente obstruído, provocando inundações nas casas dos moradores toda vez que chove. A água suja e infestada por coliformes fecais invade algumas casas, além de formar poças de lama nas quais crianças e pessoas com problemas de mobilidade acabam, às vezes, caindo.

Conforme a denúncia, para ter acesso ao beco, os moradores precisam passar por uma ponte, que está sem condições de uso, pois as tábuas estão apodrecidas devido às fortes chuvas do período, que encharcam com o transbordamento provocado pela cheia das águas do igarapé, e não é feita a manutenção.

A denúncia foi repassada para a equipe do gabinete do vereador Amom Mandel (Cidadania), que esteve no local e confirmou a informação.

Foto: Robervaldo Rocha / CMM

A reportagem do AM1 solicitou nota da Semulsp, a qual respondeu que vai enviar equipe de fiscalização para checar, porém, não disse quando seria a data da checagem.

Veja o que diz a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) vem realizando diversas ações nos bairros da cidade. Vamos verificar a situação da rua solicitada enviando uma equipe de fiscalização até o local para checar o caso e sanar o problema.