Manaus, 5 de dezembro de 2024
×
Manaus, 5 de dezembro de 2024

PEC pelo fim da escala 6×1 ganha força nas redes, mas sem aprovação de deputados do AM

PEC pelo fim da escala 6×1 ganha força nas redes, mas sem aprovação de deputados do AM

Manaus (AM)Os deputados federais do Amazonas Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania), Átila Lins (PSD), Pauderney Avelino (União), que ocupou a vaga de Fausto Junior (União Brasil), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Adail Filho (Republicanos) não aderiram, até o momento, à proposta de emenda à Constituição (PEC) pelo fim da escala de trabalho 6 x1 (seis dias trabalhados e um de folga).

De bancada federal do amazonense em Brasília, apenas Saullo Vianna (União Brasil) assinou a proposta, que tem crescido a mobilização nas redes sociais, mas enfrenta resistência, não somente entre parlamentares do estado, mas do restante do país.

A PEC, que propõe uma revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e elaborada pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT). A proposta visa extinguir a jornada de trabalho de seis dias consecutivos com um único dia de descanso, prática que afeta diversos setores da economia.

Para que a PEC seja protocolada e siga para votação, ela precisa da assinatura de um terço dos parlamentares da Câmara, ou seja, 171 deputados. Até o momento, o projeto já conta com 71 adesões. O projeto tem gerado debate sobre a qualidade de vida no trabalho e as condições impostas aos trabalhadores, especialmente nas atividades que adotam essa jornada intensiva.

A adesão ou não dos deputados do Amazonas à proposta será um dos elementos a serem acompanhados nos próximos dias, à medida que o debate público ganha força.

LEIA MAIS: