Temporal causou desabamento de muro no Jorge Teixeira e afetou voos no Aeroporto Eduardo Gomes (Foto: Reprodução)
Manaus (AM) — Uma forte chuva acompanhada de raios e trovões atingiu Manaus entre a noite de quarta-feira (21) e a manhã desta quinta-feira (22). Com os novos registros, a capital amazonense já acumulou 95,2 milímetros (mm) de chuva em outubro, segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O volume corresponde a 83,5% da média climatológica esperada para todo o mês, que é de 113,9 mm. Somente na noite de quarta-feira, foram registrados 28 mm de chuva. Na manhã desta quinta, outros 7,4 mm foram contabilizados.
Imagens registraram raios cortando o céu de Manaus durante o temporal. A chuva também voltou a ganhar intensidade em diferentes pontos da cidade ao longo da manhã.
Chuva intensa em diferentes bairros
Dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostram que algumas áreas da capital registraram volumes ainda maiores em um período de 24 horas.
O bairro Santa Etelvina, na Zona Norte, acumulou 48 mm, enquanto a Cidade de Deus, também na Zona Norte, registrou 43 mm. Até esta quinta-feira, a estação do Inmet havia contabilizado chuva em oito dias de outubro. O maior volume ocorreu no dia 3, com 33,8 mm, seguido pelo dia 21, quando foram registrados 28 mm.
Previsão aponta mais chuva
A previsão meteorológica indica possibilidade de novos episódios de chuva em Manaus na próxima semana, principalmente entre segunda-feira (26) e terça-feira (27).
A estimativa é de que a capital registre mais cerca de 30 mm de precipitação até o fim de outubro, o que pode fazer o acumulado mensal se aproximar da média climatológica.
Apesar do aumento das chuvas, as temperaturas devem continuar elevadas. Em outubro, período de transição entre a estação seca e a chuvosa, as máximas em Manaus podem variar entre 31°C e 37°C.
Chuva melhora qualidade do ar
A chuva também contribuiu para melhorar a qualidade do ar em Manaus após 14 dias consecutivos de fumaça provocada por incêndios florestais.
De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), às 7h desta quinta-feira, 14 dos 15 sensores instalados na capital indicavam qualidade do ar classificada como boa.
A única exceção era o bairro Coroado, na Zona Leste, onde o índice era considerado moderado. Na Cidade Nova, na Zona Norte, a concentração de partículas suspensas era de 19,6 microgramas por metro cúbico (µg/m³). Na Compensa, na Zona Oeste, o índice registrado era de 20,3 µg/m³.
Pela classificação do Selva, a qualidade do ar é considerada boa quando a concentração de partículas fica entre 0 e 25 µg/m³. Acima desse nível, a classificação passa de moderada para categorias de maior gravidade, conforme a concentração registrada.
Defesa Civil emite alerta
Por volta das 6h39 desta quinta-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta de risco severo para chuva intensa em Manaus, com possibilidade de alagamentos e enxurradas.
A população deve evitar áreas sujeitas a alagamentos e ficar atenta a possíveis mudanças nas condições meteorológicas durante os períodos de chuva.

Temporal causa transtornos e afeta voos em Manaus
O forte temporal que atingiu Manaus na noite desta quarta-feira (21) provocou transtornos em diferentes pontos da capital. Entre as ocorrências registradas está o desabamento de um muro nas proximidades da avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.
A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) após um vídeo compartilhado nas redes sociais levantar a suspeita de que uma mulher teria sido atingida e ficado soterrada. As equipes foram acionadas para verificar a situação e prestar atendimento no local.
O temporal também afetou a operação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Parte das luzes utilizadas para orientar pousos e decolagens na pista foi prejudicada pelas condições climáticas. Até as 23h50 de quarta-feira, cinco voos precisaram ser desviados para outros aeroportos.
As aeronaves foram encaminhadas para Santarém (PA), Boa Vista (RR), Belém (PA) e Brasília (DF). Segundo a administração do aeroporto, equipes de manutenção realizaram os reparos necessários e as condições de operação foram restabelecidas ainda na noite de quarta-feira.
Os passageiros que tiveram os voos afetados devem procurar as respectivas companhias aéreas para obter informações atualizadas sobre horários, remarcações e demais procedimentos.
LEIA MAIS:





