MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Cinco bebês Yanomami foram internados em estado grave com covid-19

Além dos cinco bebês transferidos, outras seis crianças estão internadas na aldeia Maiá, com administração de soro e outros cuidados necessários
• Publicado em 10 de agosto de 2020 – 16:34
Foto: Raquel Uendi
Durante o último domingo (09), cinco bebês Yanomami, da aldeia Maiá, Amazonas, foram socorridos às pressas em helicóptero com destino a São Gabriel da Cachoeira. Quatro dos bebês chegaram com quadro severo de desidratação e três deles testaram positivo para covid-19, os outros dois estão sob suspeita.

Leia mais : Comunidades indígenas recebem EPIs para visitas de turistas

Antes da entrada dos bebês no Hospital de Guarnição de São Gabriel, uma menina de 1 ano e oito meses já dava entrada com diagnóstico de pneumonia e covid-19. As crianças foram recebidas pelo pediatra José Antônio Candeia, que estava no plantão deste fim de semana.
Segundo a enfermeira Eliane Sanches, os bebês também apresentavam diarreia e vômito, e agora passam por cuidados com soro. O hospital de guarnição diz ainda não ter registrado casos de coronavírus até a entrada das crianças, mas confirmam os “sintomas que as crianças de Maiá estão apresentando são de covid-19”.
Além dos cinco bebês transferidos, outras seis crianças estão internadas na aldeia Maiá, com administração de soro, segundo Patrícia Nunes, do DSEI-Yanomami. Ainda não há diagnóstico de Covid-19, mas todas têm sintomas da doença, afirmou a enfermeira pelo telefone público da comunidade.

A Susam

Em nota a secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou ao Portal AM1 que o resgate dos bebês foi realizado pelo Distrito sanitário especial indígena Alto Rio Negro (DSEI ARN) de São Gabriel da Cachoeira, ligado ao Ministério da Saúde (MS), por isso não possuem mais detalhes sobre o estado das crianças.

(*) Com informações do @socioambiental
Cinco bebês Yanomami foram internados em estado grave com covid-19

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap