
Manaus – Depois do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), o Cine Teatro Guarany é o palco da nova apresentação de ‘Paisagens sonoras, nesta quarta-feira, 6, às 15h. O espetáculo eletroacústico capitaneado pelo DJ e produtor musical, AB Groovy, tem entrada gratuita e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), dentro da programação do Programa Espaço Aberto.

O espetáculo eletroacústico é capitaneado pelo DJ e produtor musical, AB Groovy (Foto: Divulgação/SEC)
No espetáculo, AB Groovy apresenta composições musicais produzidas ao vivo a partir da combinação de sons de diversos instrumentos, entre os quais ele se reveza, em um autêntico ‘show de um homem só’. A lista de equipamentos inclui uma guitarra, uma caixa de ritmos (ou sampler), uma gaita e um sintetizador. Projeções visuais eletrônicas complementam a experiência musical.
“Cada equipamento é um instrumento”, define o músico, que utiliza recortes de composições musicais eletrônicas, produzidas por ele mesmo, como base para performances sempre únicas. “Na apresentação ao vivo, corto essas produções em pedaços, para poder manipular a música de forma mais flexível. É mesma música, mas incrementada com improvisos, efeitos, mais rica”.
Acompanhando as criações sonoras, haverá projeções visuais produzidas pelo artista audiovisual, Rodrigo Duarte.
Embora de base eletrônica, a produção musical de AB Groovy, seja em faixas ou ao vivo, está longe da sonoridade comum das rádios ou clubes noturnos. “Meu estilo de música eletrônica não é pista de dança. Faço música ambiente, compondo paisagens sonoras”, delimita ele, que aponta várias influências em seus trabalhos. “Dos ritmos tradicionais aos contemporâneos, numa fusão de estilos unidos pela música eletrônica”.
Trajetória
A experiência musical de “Paisagens sonoras” traz muito da bagagem artística de AB Groovy – nome artístico de Adriano Gonçalves. O músico amazonense começou sua carreira como DJ, mas foi no início dos anos 2000, no Festival Eco System, em Manaus, que ele teve contato mais a fundo com a música eletrônica. “Eu já tocava como DJ, mas não tinha pretensão de fazer som. Depois disso fiquei mais motivado e comecei a consumir música eletrônica”, recorda ele.
Groovy pôde mergulhar ainda mais na música eletrônica ao se mudar para Barcelona, na Espanha, onde morou por sete anos. “Lá tive a oportunidade de cursar Engenharia de Som. E como a música eletrônica é muito popular na Europa, sobretudo na Espanha, tudo ao meu redor girava em torno dela”.
De volta a Manaus, lançou seu primeiro álbum, ‘Cartas do estrangeiro’ (2007), como resultado de seus sete anos de vivência na Europa. No ano passado, lançou dois outros discos: o autointitulado ‘AB Groovy’, no qual deu continuidade ao primeiro disco, e “Nasa Aliens Disney Propaganda”, apostando numa estética mais futurista, inteiramente instrumental e eletrônica, e de temática crítica.
Atualmente, o artista está concluindo seu curso de graduação em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Serviço: Espetáculo ´Paisagens Sonoras’, com o DJ e produtor AB Groovy
Local: Cine Teatro Guarany, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro
Data/hora: Quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 15h
Entrada: Gratuita
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.