Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cenário

Ex-primeira-dama Nejmi Aziz é liberada da prisão pela segunda vez

Nejmi é investigada por corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa

Ex-primeira-dama Nejmi Aziz é liberada da prisão pela segunda vez

Nejmi Aziz (Josemar Antunes/Amazonas1)

Com o cumprimento da prisão temporária de dois dias, a ex-primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, deixou o Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) na manhã desta sexta-feira, 2.

A ex-primeira-dama foi presa pela primeira vez no dia 19 de julho, mas foi liberada no dia 21, por meio de um habeas corpus obtido pela defesa. A Polícia Federal (PF) recorreu da decisão junto à Justiça Federal, que cassou o habeas corpus.

Nejmi, assim, teve que voltar ao CDPF para cumprir os dias restantes da prisão temporária, que é de no mínimo cinco dias.

Operação Vertex

A ex-primeira-dama foi um dos alvos da PF, que cumpriu mandados de busca e apreensão no último dia 19 de julho, por meio da Operação Vertex. A ação é um desdobramento da Operação Maus Caminhos, que investiga fraude em licitações que utilizavam recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). 

Nejmi Aziz é investigada por corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa. A PF alega que sua prisão, pela segunda vez, foi para cumprir os dias restantes da prisão temporária. 

Além de Nejmi, a PF informa que outros alvos também recebiam dinheiro em espécie ou em negócios simulados ou superfaturados, com intuito de ocultar a entrega de valores dissimulados por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.