Manaus, 21 de fevereiro de 2024
×
Manaus, 21 de fevereiro de 2024

Cidades

Comunitários da RDS do Tupé terão curso de Condutores Locais

As atividades serão realizadas de 21 a 23 de abril na Comunidade Julião, aonde parte do curso será em acampamento de floresta.

Comunitários da RDS do Tupé terão curso de Condutores Locais

A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a criação e formação de novos produtos e serviços voltados ao turismo e desenvolvimento local dentro da reserva (Foto: Divulgação/RDS)

Manaus (AM) – O curso de “Formação de Condutores Locais” será promovido para os 25 comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, zona rural de Manaus.

A iniciativa tem como principal objetivo contribuir para a criação e formação de novos produtos e serviços voltados ao turismo e desenvolvimento local dentro da reserva.

O condutor é um agente capacitado para assistir, orientar e conduzir pessoas ou grupos durante os passeios, visitas, viagens, atuando sempre com a história, a cultura e tradição e com o respeito ao meio ambiente.

(Foto: Divulgação/RDS)

As atividades serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 de abril, na Comunidade Julião, onde parte do curso será em acampamento de floresta. Durante os três dias, os comunitários terão acesso a conhecimentos como: historicidade da região, boas práticas para a condução de visitantes em áreas protegidas e o monitoramento de impactos ambientais.

A RDS do Tupé, distante a 25 quilômetros da sede da capital, é famosa pela beleza da sua praia de areias brancas e por receber, todos os meses, milhares de visitantes interessados em conhecer a cultura das comunidades indígenas que ali residem.

(Foto: Divulgação/RDS)

De acordo com a turismóloga, Ruth Souza Neves, que está à frente da capacitação, o curso integra um projeto que visa a implementação do Turismo de Base Comunitária (TBC) pela Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade Julião, além do fortalecimento da governança e da comunicação na RDS.

“A região tem muito a oferecer em sua área de mais de 100km². Estamos trabalhando para o desenvolvimento do turismo na reserva envolvendo comunitários, especialmente os mais jovens. Essa será nossa primeira capacitação para condutores locais. É um projeto que traz novas possibilidades para a RDS do Tupé”, destacou Ruth.

Turismo Sustentável

O turismo se tornou uma das principais estratégias de organizações nacionais e internacionais para a geração de renda e preservação da floresta em Unidades de Conservação. Alinhado ao talento natural e biológico da região, o turismo além de enaltecer essa riqueza se tornou um vetor de desenvolvimento econômico e sustentável para a Amazônia.

O Curso de Condutores Locais será realizado pela Amazon Share, operadora de turismo de base comunitária, com apoio do Projeto Legado Integrado da Região Amazônia (Projeto Lira), em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e a Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade Julião.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: