
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Semcom/ Montagem: AM1)
Manaus (AM) – Com o fim das convenções partidárias, estão definidos os candidatos a vice na chapa dos sete candidatos na disputa pela Prefeitura de Manaus. Todos foram oficializados em suas respectivas convenções. Conheça o nome de cada candidato escolhido e suas trajetórias políticas.
Amom Mandel
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) anunciou como vice a advogada e ativista Nancy Segadilha, que ficou tetraplégica após um acidente de carro há 18 anos e se tornou ativista da causa PcD.
Nancy é vice-presidente da Comissão Nacional da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) e vice-presidente licenciada da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas, organização ligada à OAB-AM. Também já foi presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-AM). Essa é sua primeira disputa política a um cargo majoritário e conta com o apoio dos partidos Cidadania, PSDB e PRTB.
Capitão Alberto Neto
O candidato Alberto Neto (PL), que é o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo), que já foi suplente de Arthur Neto (PSDB) ao Senado.
Seffair é conhecida por ser a reitora do Centro Universitário Fametro e advogada. Ainda é mantenedora da Faculdade Santa Teresa, CEO do Centro Preparatório Jurídico-CPJUR; além de gestora do Tropical Hotel Manaus e da Santa Casa de Misericórdia de Manaus.
Embora nunca tenha conquistado um cargo político, na eleição de 2022, Seffair, na época filiada ao PSDB, disputou o Governo do Estado do Amazonas. A candidatura de Alberto e Seffair tem o apoio dos partidos da ala conservadora.
David Almeida
Buscando a reeleição, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou Renato Júnior (Avante) como candidato a vice de sua chapa eleitoral. Ele entra no lugar de Marcos Rotta, atual vice-prefeito da cidade de Manaus.
O ex-secretário municipal de Feiras e Mercados e de Infraestrutura, em 2021, graças à sua larga experiência com feiras e com a cadeia produtiva, foi convidado pelo prefeito David Almeida para comandar a Semacc. Em 2024, ele era o titular da Seminf; e embora tenha exercido tais funções, nunca disputou um cargo político. A coligação formada pelo Avante, PSD, MDB, DC e Agir reforça a candidatura para as eleições de 2024.
Gilberto Vasconcellos
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) oficializou o professor Gilberto Vasconcelos e Damiana Amorim como candidatos a prefeito e vice pela sigla. Sem contar com o apoio de outros partidos, a legenda aposta em uma chapa puro-sangue. Damiana, vice-presidente do partido no Amazonas, é nutricionista, e nunca teve um cargo público; dedica a vida em defesa do socialismo, bandeira que o PSTU levanta. Embora seus nomes não apareçam entre os mais bem colocados nas intenções de votos no pleito deste ano, eles estão confiantes para a disputa eleitoral.
Marcelo Ramos
O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT) conta com uma vasta experiência na política e vem com o apoio do presidente Lula nestas eleições. Ele escolheu o ex-deputado Luiz Castro (PDT) como vice, que já teve vários cargos políticos ao longo dos anos.
Castro iniciou trajetória política em 1982/1988. Aos 23 anos, foi eleito prefeito de Envira (o mais jovem do AM). Em 1993/1996, iniciou seu segundo mandato à frente da prefeitura. Depois disso, se tornou deputado estadual, sendo eleito em 4 ocasiões. Tendo sua vida praticamente toda na política, Luiz Castro estava longe dos holofotes políticos e agora renasce sendo vice de Ramos, cuja candidatura conta com o apoio dos partidos, além da federação formada pelo PT, PCdoB, PV, e dos partidos Solidariedade, PDT, Rede e PSoL.
Roberto Cidade
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), anunciou Coronel Menezes (PP) como candidato a vice-prefeito. Menezes, em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa); deixou o cargo em 2020 para disputar a Prefeitura de Manaus, mas perdeu.
Dois anos após a disputa municipal, Menezes tentou o Senado Federal pelo Partido Liberal (PL), mas também não conseguiu se eleger. Em 2023, foi afastado do PL após um atrito com o deputado federal Alberto Neto.
O União Brasil conta com o apoio dos partidos Republicanos, PMB, PSB, PP e PRD.
Wilker Barreto
O candidato à Prefeitura de Manaus pelo Mobiliza, Wilker Barreto, escolheu uma professora para compor a chapa dele. Servidora municipal há 25 anos, Renata Moraes, segundo Wilker Barreto, foi escolhida por conta de seu plano de governo, que irá focar em propostas e planos voltados à educação. A servidora, embora tenha anos de experiência na vida pública, nunca se candidatou a um cargo na política. Marinheira de primeira viagem, vem com o apoio apenas do partido Mobiliza.
LEIA MAIS:
- Eleições 2024: Caio André diz que salário de político tem que ser compatível com o desempenho
- Eleições 2024: Rodrigo Guedes critica vereadores que gastam R$ 33 mil com combustível
- Eleições 2024: MP-AM orienta conselheiros tutelares a não se envolverem em atos políticos
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.