Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Economia

Consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda será disponibilizada nesta semana

É necessário verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

Consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda será disponibilizada nesta semana

(Foto: Divulgação/Agência Câmara de Notícias)

A espera para a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022 segue até sexta-feira (22). O ressarcimento ocorre quando o contribuinte paga mais imposto do que o esperado.

A Receita Federal tem como costume proporcionar a consulta aos valores a receber da devolução com valores atualizados sempre uma semana antes do pagamento, que ocorrerá no dia 29 de julho.

O dinheiro será creditado na conta informada no momento da declaração. Se, por algum motivo, o depósito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Leia mais: Auxílio Brasil: Caixa paga nesta segunda-feira primeira parcela de julho

CALENDÁRIO

Os pagamentos da restituição do IR serão conforme a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Para quem realizou a entrega no início do prazo, receberá primeiro a devolução. O 1º lote foi pago em 31 de maio aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também aos contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

O 2º lote foi pago em 30 de junho aos contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 18 de março. Confira as datas para os próximos lotes:

– 3º lote: 29 de julho;

– 4º lote: 31 de agosto;

– 5º lote: 30 de setembro.

Apesar das datas definidas para o pagamento dos lotes, a Receita Federal não divulga a data exata de pagamento de cada contribuinte com antecedência. É necessário verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída. Para saber se o pagamento será liberado, o contribuinte deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF e a data de nascimento.