Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cultura

Corpo de Dança do AM desembarca em SP para participar de festival

O Abril para Dança acontece em várias localidades da capital paulista no último fim deste mês. O CDA vai ao evento com apoio da SEC-AM.

Corpo de Dança do AM desembarca em SP para participar de festival

Compnhia de Dança do Amazonas desembarca este fim de semana na capital paulista com o espetáculo "TA" (Foto: Michael Dantas)

Manaus (AM) – O Corpo de Dança do Amazonas desembarca na capital paulista a convite da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para o “Abril para Dança” com o espetáculo “TA | Sobre ser grande” de Mário Nascimento.

A companhia amazonense tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM) e do Edital Prêmio Funarte Circulação em Dança 2022. A apresentação do Corpo de Dança do Amazonas acontece na sexta-feira e no sábado (28 e 29) no Teatro Paulo Eiró, no bairro de santo Amaro, zona Sul paulista.

De volta ao circuito

A companhia atualmente tem 24 bailarinos, além da equipe de montagem e produção. A trilha sonora é feita pelo DJ Marcos Tubarão que já assinou outros espetáculos do CDA como “Cabanagem” e “Vazantes” de Mário Nascimento e “Bet@” de Adriana Goes.

“A companhia nos últimos três anos retornou ao circuito de grandes eventos relacionados a dança contemporânea no Brasil como o Festival de Dança de Joinville, Semana Paulista de Dança, além de temporadas no Centro Cultural São Paulo, Sesc Brasília e agora nesse fim de semana no Abril para Dança”, comentou o produtor artístico do CDA, Wallace Heldon.

Companhia de Dança do Amazonas no palco (Foto: Michael Dantas)

O espetáculo

“TA” significa Grande para os Tikuna – povo originário do Amazonas, que ocupa uma vasta área. Expressão curta carregada de sentidos, a língua para esses povos é parte deles, os sons do ambiente fazem parte do idioma que se fala, sejam pardos, roncos, chiados e tantos quantos conseguem escutar, define onde vivem como “TA”. Um território que abriga, acolhe, alimenta e precisa também de cuidados. Carrega nos corpos e expressa toda força de um povo que vive nessa amplitude – o Amazonas, a trilha sonora é do DJ Marcos Tubarão.

“A direção do Mário Nascimento é bem assertiva no sentindo de integrar a companhia no eixo, nosso trabalho está como referência no país, inclusive com indicações ao prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Todo esse processo é o resultado de um trabalho da equipe e do elenco incrível que compõe a companhia”, completou Wallace.

Abril para Dança

Ao longo de todo o mês, os equipamentos municipais culturais, de todas as regiões da capital paulista, recebem uma vasta programação para celebrar o Dia Internacional da Dança, em 29 de abril.

A iniciativa volta para incentivar os profissionais desta linguagem artística a continuarem a expressar suas artes, além de exaltar a sexta arte em suas mais complexas modalidades e profundidades, como a Cultura Popular, Danças Urbanas, Cultura Ballroom, Flamenco e Dança Contemporânea.

LEIA MAIS: