Manaus, 27 de abril de 2024
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Cultura

Professora destaca ‘poesia didática’ para ensino de crianças

Segundo Evany Nascimento, a leitura é importante e deve ser incentivada desde cedo, inclusive com idas à biblioteca

Professora destaca ‘poesia didática’ para ensino de crianças

Evany Nascimento durante Festival Literário (Foto: Miller dos Santos/AM1)

Manaus (AM) – Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil, a professora e escritora Evany Nascimento encontrou, na técnica da versificação, uma maneira lúdica de ensinar crianças a história da capital amazonense.

Nascida em Manaus, Evany é professora desde 1998, trabalha com arte-literatura; doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2014). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Ela também é especialista em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e graduada em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1999).

Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Artística e Metodologias do Ensino, realiza pesquisa, consultoria e oficinas nas áreas de arte-educação, memória e patrimônio, História da Arte, Metodologia e Design Urbano. Professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Evany Nascimento durante atividade com remanescentes da etnia Baré (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo a educadora, a leitura é importante e deve ser incentivada desde cedo, inclusive com visitas às bibliotecas e com leituras feitas pelos pais.

“As crianças que têm esse contato com a literatura desenvolvem muito mais rápido a imaginação, a criatividade e faz com que a criança se sinta segura”, disse Evany.

A professora explica que tem contato com a leitura desde a adolescência. “Eu escrevo desde que eu era adolescente. Comecei escrever poesias e passei a escrever, como todo adolescente que gosta de escrever, escreve sobre sentimentos, sobre tudo que o rodeia e passei a escrever também sobre questões relacionadas a vida de professora, a cidade, que é o tema que eu pesquiso academicamente desde 97 e tenho um blog de poesia”, disse a professora.

Até então, a minha vida de escritora era os meus textos e textos científicos, mais textos literários eram mais de poesias que ficavam guardadas, até que surge o” “Manaus em Poesia”, que foi uma forma que encontrei de unir aquilo que eu gostava de fazer, que é poesia, com uma pesquisa que eu já desenvolvia desde 97.

Na universidade, Evany também desenvolve oficinas com os alunos, futuros professores. Serão eles que irão ajudar no desenvolvimento da cultura da leitura entre crianças, adolescente e até mesmo adultos na sala de aula.

Alunos da Escolas Normal Superior (Foto: Arquivo Pessoal)

Conforme alguns estudos feitos por especialistas, há classificação para as faixas etárias, mas que cada caso deve ser avaliado conforme o perfil do leitor e maturidade da criança e o contexto em quem vive.

Em pesquisa realizada por Nelly Novaes Coelho, graduada em Teoria da Literatura, as classificações são separadas em categorias, uma delas é o pré-leitor, que tem como público as crianças ainda não alfabetizadas. Há também o livro do leitor iniciante, que incentiva a leitura diária.

Para a escritora, os pais possuem o papel mais importante no incentivo aos filhos e orientar sobre a literatura e devem levá-los a bibliotecas e livrarias e comprar os que lhe interessam.

“Hoje, não tem mais como esconder o computador, o celular e o tablet da criança; ela já nasce inserida nesse mundo tecnológico e, por isso, é importante apresentar a riqueza que tem o livro”, disse.

Entre os lugares para se encontrar livros, a escritora disse haver o Festival Literário, Bienal do Livro e Feira do Livro, Biblioteca Pública como opções com baixo custo.

(*) Colaborou Miller dos Santos

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