Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cidades

Saiba em quais avenidas de Manaus serão instaladas as ‘corujinhas’

Após a instalação dos detectores, conhecidos como "corujinhas", haverá um "período educativo" para os condutores, sem cobrança de multas.

Saiba em quais avenidas de Manaus serão instaladas as ‘corujinhas’

(Fotos: Divulgação/IMMU)

Manaus (AM) Os novos radares de velocidade de trânsito em Manaus serão instalados nas avenidas do Turismo, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

De acordo com o órgão, o estudo técnico da instalação dos equipamentos será baseado na ocorrência de sinistros de trânsito com vítimas lesionadas e acidentes fatais.

O prefeito David Almeida (Avante) anunciou, no dia 10 de março, a implantação dos detectores chamados popularmente de “corujinhas”,  em até 30 dias, nas avenidas onde há aumento registrado de acidentes de trânsito.

David Almeida também afirmou que, após a instalação dos corujinhas, haverá um “período educativo” para os condutores, sem cobrança de multas; ou seja, esse período servirá para que os motoristas possam se adaptar aos novos equipamentos.

O IMMU também afirmou que os equipamentos irão monitorar, por três meses, sem a incidência de multas, em caráter pedagógico.

A contratação

A empresa Consórcio Manaós Monitoramento ganhou a licitação, em abril de 2023, no valor de R$ 23,7 milhões. Porém, conforme a matéria do Portal AM1 publicada no dia 30 de julho do mesmo ano, apesar de a licitação já ter sido adjudicada – fase em que se declara a empresa vencedora – constava no sistema de licitações da prefeitura que o certame estava “aguardando homologação”.

O consórcio Manaós é formado pelas empresas Comatech da Amazônia, de propriedade de Mario Correa Filho, e Newtesc Tecnologia e Comércio Ltda, que foi citada em reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, por suspeita de participação de um esquema de corrupção e fraudes em contratos milionários.

 

LEIA MAIS: