Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Covid-19: David Almeida indica delegado Sérgio Fontes para fiscalizar vacinação em Manaus

Sérgio Fontes, que já foi superintendente da PF no AM, disse que aguarda a publicação de sua aposentadoria para iniciar os trabalhos na prefeitura

Covid-19: David Almeida indica delegado Sérgio Fontes para fiscalizar vacinação em Manaus

Foto: Reprodução

O ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Sérgio Fontes, será nomeado, ainda nesta semana, pelo prefeito David Almeida (Avante), como a autoridade que vai responder pelo município sobre a vacinação contra a covid-19.

Durante abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (8), David Almeida anunciou o nome do delegado que vai controlar e coordenar as ações ligadas diretamente à vacinação. O prefeito destacou ainda, que, futuramente, Sérgio Fontes assumirá a pasta da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMSPDS), destacando que a Guarda Municipal da cidade será recriada e armada.

“Vamos criar uma autoridade municipal da vacina que vai perdurar o ano todo. Estamos esperando só uma decisão de Brasília para essa liberação de Sérgio Fontes para que ele possa assumir essa questão. Nós vamos criar uma estrutura para poder fiscalizar, estar presente e munir de informações a todos aqueles que precisam e queiram saber da vacinação”, disse Almeida, destacando o trabalho do futuro secretário municipal de Defesa.

Leia mais: Sérgio Fontes comandará a Secretaria Municipal de Defesa Social na Prefeitura de Manaus

Ao Portal Amazonas 1, Sérgio Fontes disse que aguarda a publicação de sua aposentadoria para iniciar os trabalhos na Prefeitura de Manaus. “Estou aguardando a publicação da minha aposentadoria na PF para assumir qualquer missão na prefeitura. Isso deve ocorrer nesta semana”, comentou ele, que tem 25 anos na PF e 36 no serviço público federal.

O delegado também afirmou que a proposta de criação da Secretaria de Defesa já foi encaminhada à Casa Civil e deverá ser apreciada pelos vereadores na CMM nos próximos dias, mas que a sua prioridade neste momento será a vacinação. “Por enquanto, devo cuidar da coordenação do processo de vacinação em Manaus – ação cuja prioridade só é menor do que salvar a vida dos que já estão infectados em estado grave”, destacou Sérgio Fontes.

Currículo

Sérgio Fontes esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). É bacharel em direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM em 1991). Advogado Civil, Criminal e Trabalhista de 1992 a 1994. Exerceu as funções de Chefe de Gabinete do Procurador Chefe da PR/AM 1994 a1995.

Como Delegado de Polícia Federal, foi Chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Amazonas (1996 a 2002); Delegado Regional Executivo da SR/DPF/AM (2002 a 2003); Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado (2004 até 2006). Professor da Academia Nacional de Polícia (ANP) Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado de Rondônia (março de 2007 a Março de 2008); Superintendente Regional da Policia Federal do Estado do Amazonas (2008 a 2013); Diretor da Academia Nacional de Polícia (2013 a 2014) e Diretor de Gestão de Pessoal do Departamento de Polícia Federal.