Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Da bancada do AM, deputada Conceição vota contra criação do Fundo Eleitoral

Da bancada do AM, deputada Conceição vota contra criação do Fundo Eleitoral

Depois de 11 horas de discussão, a Câmara Federal concluiu, na madrugada desta última quinta-feira (5), a votação de um projeto de reforma política que, entre outros pontos, fixa limites de custos de campanha e regulamenta o fundo eleitoral.

Com a aprovação, o texto, de autoria do deputado Vicente Cândido (PT-SP), segue agora para o Senado, que terá um prazo curtíssimo para analisar a proposta. Isso porque, para as regras valerem já para as próximas eleições, os senadores têm de aprovar o texto até esta sexta (6), quando faltará exatamente um ano para o pleito de 2018.

A deputada federal Conceição Sampaio (PP-AM) considera a criação do fundo eleitoral um retrocesso e se posicionou contra esse item da reforma política. “Eu acho um absurdo você retirar emendas de bancadas, recursos que são destinados aos Estados e municípios para melhorar a infraestrutura, saúde, a educação e utilizar parte desses recursos para as campanhas eleitorais. A meu ver, isso é um desrespeito a você, a sua família. Por isso, me posicionei contrária e o meu voto foi contra a criação desse fundo”, declarou a parlamentar.

O fundo público de financiamento de campanhas eleitorais está estimado em R$ 1,7 bilhão para as eleições de 2018. Esse Fundo Especial de Financiamento de Campanha, como foi batizado, será custeado pela compensação fiscal dos recursos pagos às emissoras de rádio e de TV por propaganda partidária em ano eleitoral, que será extinta – o horário gratuito está mantido; por multas aplicadas a partidos políticos pela Justiça Eleitoral e por 30% do valor das emendas impositivas de bancadas.