Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

David Almeida aparece 10 pontos à frente de Amom, diz pesquisa Direto ao Ponto

Amom Mandel, que anunciou a vice e oficializou sua candidatura, ontem, é o nome que mais apresenta queda, segundo a pesquisa.

David Almeida aparece 10 pontos à frente de Amom, diz pesquisa Direto ao Ponto

(Fotos: Divulgação/Assessoria Avante/Assessoria Câmara dos Deputados)

Manaus (AM) – O Direto ao Ponto Pesquisas publicou um estudo nesta quarta-feira (31) que mostra David Almeida (Avante) 10 pontos à frente do segundo colocado, Amom Mandel (Cidadania), na corrida eleitoral deste ano.

O atual prefeito, que vai oficializar sua candidatura à reeleição no próximo dia 3, aparece com 29,9%. Em segundo lugar na pesquisa, Amom alcança 19,3%, seguido por Roberto Cidade (União Brasil) 15,9%; Alberto Neto (PL) 9,6%; Marcelo Ramos (PT) 5,8%; Maria do Carmo Seffair (Novo) 2,4% e Wilker Barreto (Mobiliza), que tem 1,0 das intenções de voto em Manaus. O cenário foi estimulado e os nomes foram apresentados aos entrevistados.

Pesquisa estimulada (Foto: Divulgação)

Histórico de intenções de voto

Conforme a sondagem Direto ao Ponto, David Almeida e Roberto Cidade são os nomes que mais cresceram nas intenções de voto do eleitorado manauara. Já Amom enfrenta uma série de quedas na pontuação; em novembro de 2023, ele tinha 24,2%, em maio de 2024, caiu para 22,8%, em junho apareceu com 21,4% e no estudo divulgado, hoje, pontuou 19,3%.

Na mesma pesquisa, a empresária Maria do Carmo Seffair ainda era tida como pré-candidata a prefeita de Manaus. No último dia 23 de julho, ela desistiu da disputa para compor a chapa e Alberto Neto como vice.

Histórico intenções de voto (Foto: Divulgação)

Rejeição

O pré-candidato do PT, Marcelo Ramos, continua liderando o índice de rejeição entre os nomes colocados na disputa pela prefeitura da capital amazonense. Ele tem 50,2% da negativa dos eleitores. David é o segundo mais rejeitado, com 41,7%, seguido por Wilker Barreto (39,4%), Alberto Neto (31,7%), Roberto Cidade (31,3%), Maria do Carmo (25,1%) e Amom, que com 22,2%, tem menos rejeição entre os candidatos em que os eleitores “não votariam de jeito nenhum”.

Rejeição (Foto: Divulgação)

Dados da pesquisa

A sondagem foi realizada entre os dias 21 a 24 de julho com pessoas de 16 anos ou mais, foram 830 entrevistados de Manaus e a margem de erro estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o n.º AM-006570/2024.

 

LEIA MAIS: