Manaus, 22 de abril de 2024
×
Manaus, 22 de abril de 2024

Cenário

David Almeida dá sinais de que continuará no Avante em 2024

David foi o primeiro filiado do Avante a vencer uma eleição para prefeito e, agora, quer dar continuidade a sua história dentro da sigla partidária.

David Almeida dá sinais de que continuará no Avante em 2024

(David Almeida em entrevista/ arquivo AM1)

Manaus (AM) – Com o início do período da janela partidária batendo à porta dos políticos, o eleitor tem se questionado para qual partido determinado político irá para ter mais chances de conseguir vencer as eleições. O prefeito de Manaus, David Almeida, já dá sinais de que deve continuar no Avante.

Nesta segunda-feira (4), David informou que gravou as primeiras inserções do Avante. As inserções são vídeos curtos da propaganda partidária que são exibidos nos intervalos da programação normal das emissoras de rádio e televisão.

https://www.instagram.com/p/C4GMhLruEOl/?img_index=1

Apesar de dar sinais de que deve continuar na sigla, a troca de legenda partidária poderá ocorrer de 7 de março a 5 de abril, prazo final para filiação, exigido em lei para quem pretende concorrer às Eleições Municipais deste ano.

David Almeida está no comando do Avante antes mesmo de vencer as eleições municipais de 2020. Ele assumiu a presidência estadual da sigla em maio de 2019.

O prefeito chegou a tratar com o PL sobre uma possível ida para a sigla que, hoje, tem Bolsonaro como uma das principais lideranças. Porém, nunca ficou claro se o interesse partia do prefeito ou do próprio presidente estadual da sigla, o ex-deputado federal Alfredo Nascimento.

A decisão de permanecer no Avante deve movimentar os vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e também os pré-candidatos a uma vaga no Legislativo municipal, que estavam aguardando a decisão do mandatário para as eleições deste ano.

Raio-X do Avante

Em 2020, o Avante conseguiu eleger o primeiro prefeito para comandar uma capital. David Almeida venceu com mais de 51% dos votos. Naquele ano, a nível nacional, o partido elegeu 82 prefeitos, 87 vice-prefeitos e 1.074 vereadores.

Na CMM, a sigla tem a maior bancada: seis vereadores: Alonso Oliveira, David Reis, Dr. Eduardo Assis, Lissandro Breval, Gilmar Nascimento e Marcel Alexandre.

Em 2022, o Avante elegeu sete deputados federais, 14 deputados estaduais e um vice-governador.

Para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foram eleitos: Daniel Almeida; Mayra Dias e Wanderley Monteiro. O deputado Abdala Fraxe foi reeleito, enquanto que Tadeu de Souza foi eleito vice-governador.

LEIA MAIS: