Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

David Almeida vistoria obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida

Novo complexo turístico será entregue em junho de 2026, consolidando o espaço como um dos maiores cartões-postais da cidade.

david-almeida-vistoria-obras-d

(Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom)

Manaus (AM) – Em vistoria nesta terça-feira (18), o prefeito David Almeida afirmou que o complexo turístico deve ser entregue em junho de 2026.

O prefeito destacou o início da concretagem das fundações do restaurante e a etapa final da estrutura da Oca, projetada por Oscar Niemeyer. Ele voltou a afirmar que o parque será um dos principais pontos turísticos de Manaus.

A prefeitura também detalhou o trabalho de estabilização da encosta, considerada uma das fases mais sensíveis devido à alta declividade da área às margens do Encontro das Águas. Segundo a equipe de engenharia, estão sendo instaladas 73 estacas inclinadas com concreto jet grout, cada uma com 44 metros de profundidade. No trecho junto ao rio, serão usadas balsas para a instalação de estacas-prancha metálicas que devem reforçar a base do talude.

Obras avançam

O engenheiro responsável, Leandro Ladeira, informou que as obras avançam simultaneamente. Na área do museu, a Oca passa pela preparação das vigas e armações antes da concretagem principal. Do outro lado, segue a execução das fundações do restaurante panorâmico, que terá vista para o encontro dos rios.

Na parte inferior do terreno, continuam as intervenções de estabilização. Já nos setores superiores, os quiosques estão em fase de acabamento, e a área frontal recebe as estruturas administrativas do parque.

Com área de mais de 120 mil metros quadrados, o parque deve reunir museu, restaurante, quiosques, áreas verdes, mirante, espaços de contemplação, trilhas e estruturas de apoio e acessibilidade.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: