Manaus, 23 de abril de 2025
×
Manaus, 23 de abril de 2025

Cenário

David, Amom e Marcelo são os únicos sabatinados por UOL/Folha

Sem especificar os critérios, os veículos nacionais escolheram os “três principais” candidatos à Prefeitura de Manaus para as sabatinas.

David, Amom e Marcelo são os únicos sabatinados por UOL/Folha

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – Três dos sete candidatos que disputam a Prefeitura de Manaus nas eleições 2024, David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania) e Marcelo Ramos (PT), serão sabatinados por UOL e pelo jornal Folha de São Paulo em uma série de entrevistas que o grupo divulgou nesta segunda-feira (12).

O UOL e a Folha, entretanto, não souberam responder sobre os critérios que deixaram de fora das sabatinas com prefeituráveis de várias cidades do Brasil, Roberto Cidade (União Brasil), Alberto Neto (PL), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos.

As entrevistas, conforme o cronograma elaborado, iniciam nesta terça-feira (13) com a participação do candidato do PT, Marcelo Ramos.

Questionados, os veículos informaram que o espaço foi aberto para atender os “principais candidatos” às prefeituras de 18 cidades do país.

Nesse sentido, Ramos aparece entre os nomes com menos destaque em Manaus, segundo as pesquisas de intenções de voto, embora tenha sido indicado pelo presidente Lula (PT). O ex-deputado federal, que deixou seu registro na vice-presidência da Câmara dos Deputados, em Brasília, aparece na quinta posição na preferência do eleitorado manauara e lidera os índices de rejeição das sondagens de votos.

Pelo cronograma divulgado, o próximo entrevistado, na quinta-feira (15), é o deputado federal Amom Mandel e, para finalizar as sabatinas com os candidatos de Manaus, o atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida vai ser sabatinado na sexta-feira (16).

Privilégios

Entre outras regras eleitorais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a impedir, desde o último dia 6 de agosto, conforme o calendário eleitoral das Eleições Municipais de 2024, que emissoras de rádio e de televisão ofereçam tratamento privilegiado a candidatos, partidos políticos, federação ou coligações.

A regra abrange, inclusive, a forma de retransmissão de live eleitoral. Essa vedação, assim como as demais, abrange a programação normal e o noticiário das emissoras.

LEIA MAIS: