
(Foto: Reprodução/Redes sociais - @davidalmeida)
Manaus (AM) – A três meses das eleições municipais, o prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição neste pleito, disse nesta terça-feira, 9, que prefere “mostrar serviço do que fazer promessas”. A declaração do mandatário foi uma resposta às expectativas dos adversários que o criticam às vésperas das eleições e tentam, de várias maneiras, ganhar a confiança do eleitor.
Em entrevista a Fecomércio, David exaltou as entregas que tem feito na capital, como a reestruturação do Centro de Manaus, já que inaugurou locais importantes para que a circulação de pessoas e a economia do Centro volte a acontecer.
O prefeito também destacou aos especialistas que o entrevistaram quais são as competências da Prefeitura de Manaus e quais as do Estado. O chefe do Executivo municipal ponderou, ainda, que ele é muito cobrado pela situação da saúde e segurança pública – responsabilidade do governo estadual.
“A segurança é atribuição do Estado, não é da Prefeitura; mas a prefeitura, vendo essa necessidade, nós estamos trabalhando com o custo da Guarda Municipal para a gente ocupar mais esses espaços [praças do Centro]. A Guarda Municipal foi treinada, armada, equipada e agora nós estamos na fase do curso de formação dos novos agentes de segurança, guardas municipais, para que a gente possa fazer uma ronda ostensiva no comércio, nas grandes feiras, nos terminais e, assim, a gente vai melhorar aquele ambiente [o Centro]”, disse o prefeito.
Almeida enfatizou que há uma carência das forças de segurança pública na Praça dos Remédios, local onde ele já precisou retirar a sua equipe que foi ameaçada por criminosos que vivem ali, além de pessoas em vulnerabilidade social, mas deixou claro que, para resolver esse problema, seria necessário que os governos municipal, estadual e federal trabalhassem em conjunto, o que ainda não aconteceu.
No entanto, destacou que, capacitando a Guarda Municipal é uma das formas de amenizar o aumento da criminalidade no Centro de Manaus, embora esta ainda seja muito pequena.
A questão da saúde básica e saúde pública não pode ser confundida, disse o prefeito. “Nós somos a número 1 do Brasil dentro da saúde básica, e não se pode confundir com o [Hospital e Pronto-Socorro] 28 de Agosto, com o João Lúcio, o Fcecom, Delphina Aziz, o Platão Araújo. Os SPAs não são administrados pela prefeitura. As pessoas dizem: ‘Como é que pode ter a melhor saúde do Brasil? Eu estou esperando uma cirurgia lá o SisREG… SisREG não é da prefeitura, então a gente tem que fazer essa diferença, fazer essa separação das responsabilidades e atribuições”, completa.
Ainda conforme o chefe do Executivo municipal, Manaus vive o seu melhor momento na saúde básica, na educação e no transporte público, que já conta com quase toda a frota renovada. São por essas questões que o prefeito disse que prefere fazer entregas a promessas e é durante a sua campanha que ele mostrará para a população os resultados dos seus “esforços”.
LEIA MAIS:
- David fecha com Braga e declara apoio nas Eleições de 2026
- David Almeida inaugura 1° etapa do parque Gigantes da Floresta em Manaus
- David diz que Amom nunca enviou emenda para a Prefeitura de Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.