Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

David diz que Prefeitura de Manaus fez o ‘dever de casa’ no combate à dengue

Segundo o prefeito, quando o alerta sobre a explosão dos casos de 2024 foi recebido pela gestão municipal, em 2023, as equipes de agentes comunitários de saúde passaram a visitar as famílias da cidade.

David diz que Prefeitura de Manaus fez o ‘dever de casa’ no combate à dengue

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse, por meio de suas redes sociais, nesta sexta-feira (12), que a prefeitura fez o dever de casa em relação ao combate à dengue.

“Nós, da Prefeitura de Manaus, fizemos o dever de casa. Nós ampliamos a distribuição de água, universalizamos a distribuição de água, ampliando com a Tarifa Social a Tarifa Manauara, o que isso tem a ver? É que antes, quando não tinha água na periferia, as pessoas armazenavam água em camburões e tambores. Isso fazia com que nós tivéssemos um grande problema com os casos de dengue em Manaus”, destacou o prefeito.

Segundo David Almeida, quando o alerta sobre a explosão dos casos de 2024 foi recebido pela gestão municipal, em novembro de 2023, as equipes de agentes comunitários de saúde passaram a realizar visitas às famílias da cidade.

“Visitamos mais de 26.500 residências, tanto domiciliares quanto comerciais, com isso, levamos a orientação e a informação sobre como se prevenir em relação à dengue”.

Alerta

Vale destacar que, logo no início do ano de 2024, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alertou sobre o cenário epidemiológico da dengue em Manaus, que já era preocupante.

Conforme o órgão, no período de 1º de janeiro até o dia 27 de junho, 5.017 casos de dengue foram notificados no estado. Além de 3 óbitos causados pela doença, sendo 1 em Manaus e 2 em Lábrea.

Na lista de municípios do Amazonas com maior quantidade de casos notificados para arboviroses: Manaus (9.028), Tefé (2.498), Manacapuru (1.428), Tonantins (1.193), Coari (944), Carauari (926), Tabatinga (845), Lábrea (862) e Iranduba (788).

LEIA MAIS: