Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

David Reis deixa engavetado pedido de instalação da CPI da Amazonas Energia

O pedido de criação da CPI foi protocolado há mais de 10 dias na Câmara Municipal de Manaus (CMM)

David Reis deixa engavetado pedido de instalação da CPI da Amazonas Energia

Foto: divulgação/internet

Protocolado há mais de dez dias na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o pedido de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar a empresa Amazonas Energia, continua indefinido e proposta não sai do papel.

O pedido de CPI foi formalizado no último dia 18 de fevereiro pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC) e deverá investigar os cortes no fornecimento de energia, durante o período de calamidade pública, decretado desde o início da pandemia provocada pela covid-19, em 2020, bem como o descumprimento criminoso de decisões judiciais.

Para a CPI prosseguir, é necessário que os vereadores sejam nomeados pelo presidente da Casa, vereador David Reis (Avante). Consultado para falar sobre a criação da Comissão e o andamento do pedido, David Reis não respondeu às mensagens de celular e nem atendeu as ligações feitas.

A diretoria de Comunicação da CMM também foi procurada pela reportagem do Portal Amazonas 1, porém, não respondeu aos questionamentos até o prazo do fechamento desta edição.

Leia mais: Vereador diz que é ‘burrice’ instalar CPI da Amazonas Energia: ‘já nasceu morta’

Além de Guedes, mais 20 vereadores endossaram o documento, entre eles: Amom Mandel (Podemos); Antônio Peixoto (PTC); Caio André (PSC); Capitão Carpê (Republicanos), Daniel Vasconcelos (PSC); Dione Carvalho (Patriota); Eduardo Assis (Avante); Elan Alencar (PROS); Fransuá Matos (PV); Ivo Neto (Patriota); Jaildo Oliveira (PCdoB); João Carlos (Republicanos); Lissandro Breval (Avante); Raiff Matos (DC); Raulzinho (PSDB); Sandro Maia (DEM); Sassá da Construção Civil (PT);  Thaysa Lippy (PP); William Alemão (Cidadania) e Yomara Lins (PRTB).