Manaus, 14 de janeiro de 2025
×
Manaus, 14 de janeiro de 2025

Cidades

Defesa Civil alerta para perigo potencial de chuvas com ventos intensos no AM

O aviso prevê chuvas intensas em Manaus em todas as calhas do Amazonas.

Defesa Civil alerta para perigo potencial de chuvas com ventos intensos no AM

(Foto: Arquivo/Portal AM1)

Manaus (AM) – A Defesa Civil emitiu alerta nesta sexta-feira (6) para o perigo potencial de chuvas em todo o Amazonas neste fim de semana.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).

Entretanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso vale até a manhã de sábado (7).

  • Aviso de: Chuvas Intensas
  • Grau de severidade: Perigo Potencial
  • Início: 06/12/2024 09h00min
  • Fim: 07/12/2024 09h00min

Calhas dos rios

O aviso, segundo levantamento do Inmet, prevê chuvas intensas em todas as calhas do estado. Ao todo, o Amazonas possui nove calhas de rios, subdivisões das bacias hidrográficas.

Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Rio Negro, Médio Solimões, Baixo Solimões, Médio Amazonas, Baixo Amazonas.

Manaus

Segundo a Defesa Civil, análises de imagem de satélite indicam presença de nuvens convectivas que podem gerar pancadas de chuvas de intensidade moderada a forte, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento sobre Manaus e municípios da Região Metropolitana. No entanto, o alerta sobre a capital é válido até as 14:30 de hoje.

Ainda conforme o órgão estadual, essas chuvas podem resultar em acumulados significativos de precipitação, aumentando o risco de desastres, incluindo alagamentos e enxurradas.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

LEIA MAIS: