Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cidades

Defesa Civil do AM participa de seminário com foco na qualidade da água em situações de estiagem

O evento, realizado em Belém, destacou a importância de assegurar água de qualidade para populações afetadas por secas.

Defesa Civil do AM participa de seminário com foco na qualidade da água em situações de estiagem

Defesa Civil do Amazonas debate sobre qualidade da água na estiagem (Foto: Divulgação/Defesa Civil do Amazonas)

Manaus (AM) – O secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas, coronel Clóvis Araújo, participou, nesta quarta-feira (19), do “Seminário Água com Qualidade para Quem Precisa: Garantia de Acesso à Água com Qualidade para Consumo Humano em Situação de Seca e Estiagem”. O evento, realizado em Belém, no Pará, pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), destacou a importância de assegurar água de qualidade para populações afetadas por secas e estiagens, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

As secas e estiagens não apenas impõem desafios imediatos à saúde e ao bem-estar das comunidades, mas também geram impactos econômicos, sociais, políticos e culturais significativos. Esses fenômenos têm se tornado eventos cada vez mais frequentes e severos, afetando a disponibilidade de recursos hídricos e a qualidade da água destinada ao consumo humano.

No decorrer do seminário, coronel Clóvis destacou a necessidade urgente de medidas preventivas e de resposta eficaz para enfrentar essas crises hídricas. “A mudança climática está redefinindo os padrões de disponibilidade de água, e precisamos estar preparados para garantir que todas as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, tenham acesso à água potável”, afirmou o secretário.

Durante a sua apresentação, o gestor também ressaltou a importância do programa Água Boa e as Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam), que têm desempenhado papéis fundamentais na garantia de acesso à água de qualidade em comunidades remotas e vulneráveis.

“O programa Água Boa é voltado para a implantação de sistemas de abastecimento e tratamento de água em áreas rurais e de difícil acesso, enquanto a ETAM oferece soluções rápidas e eficientes para a purificação da água em situações emergenciais de forma itinerante, assegurando uma resposta ágil e eficaz às necessidades de abastecimento de água”, enfatizou o secretário adjunto da Defesa Civil do Amazonas.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: