Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

DEM, MDB, PDT e mais 8 siglas ficam com 20 minutos de propaganda na TV

Avante, Novo, Patriotas, PPS, Pros, PSC, e PV são as siglas que ficaram com apenas cinco minutos de programação

DEM, MDB, PDT e mais 8 siglas ficam com 20 minutos de propaganda na TV

Foto: Arquivo / Agência Brasil

BRASÍLIA, DF – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o tempo de propaganda que cada partido político terá para exibir seus conteúdos, a partir deste primeiro semestre de 2022. A publicação do tempo para propaganda gratuita saiu nessa terça-feira (25)

Ao todo, serão 305 minutos de aparição gratuita em rádios e emissoras de TV do país, distribuídos aos 23 partidos que vão concorrer no pleito deste ano.

DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos são as siglas que ficarão com o maior espaço de tempo na propaganda gratuita, cada uma terá 20 minutos de propaganda, para serem usados até junho, com até 40 inserções.

Com 10 minutos para falar de seus feitos partidários, ficarão as siglas: PCdoB, Podemos, Psol, PTB e Solidariedade. Já o Avante, Novo, Patriotas, PPS, Pros, PSC, e PV são as siglas que ficaram com apenas cinco minutos de programação.

Definição por desempenho

A definição do tempo foi determinada conforme o desempenho partidário nas eleições de 2018. Se a fusão entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL) se concretizar, o total de tempo será de 40 minutos.

Os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de 30 segundos nas redes nacionais e estaduais. O DEM tem 29 deputados federais; MDB 34; PDT tem 28; o PL tem 33; PP com 38; PSB tem 32 parlamentares; PSD possui 35; PSDB tem 29 deputados; PSL com 52; PT tem 55 e o Republicanos tem 29 representantes na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Já os que elegeram de 10 a 20 deputados federais terão direito a 10 minutos. PCdoB tem 10 deputados; Podemos com 17; Psol com 10, PTB com 10 e Solidariedade possui 13 deputados.

As bancadas compostas por até 9 deputados federais terão 5 minutos. Avante tem 7, Novo com 8, Patriotas possui 9, PPS, Pros, e PSC possuem 8 deputados, e o PV tem 4 representantes na Câmara.

Leia mais: Moro diz que TCU está ‘abusando’, mas revelará seus ganhos na sexta

Transmissões

Sobre as transmissões, o TSE determina no máximo 3 inserções nas duas primeiras horas e até 4 na ultima hora determinada para exibição da propaganda gratuita nas emissoras de rádio e TV.

“É permitida a veiculação de, no máximo, três inserções nas duas primeiras horas e de até quatro na última hora de exibição. Poderão ser reproduzidas até dez inserções de 30 segundos por dia para cada rede. É vedada, entretanto, a divulgação de inserções sequenciais, devendo ser observado o intervalo mínimo de 10 minutos entre cada uma delas”, explicou o TSE.