Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Deputado de Minas Gerais parabeniza Paraisópolis com imagem da favela de São Paulo

A gafe foi corrigida por moradores do município.

Deputado de Minas Gerais parabeniza Paraisópolis com imagem da favela de São Paulo

Foto: Montagem/Amazonas1

Deputado Federal de Minas Gerais, Lafayette Andrada (Republicanos), cometeu uma gafe ao homenagear o município de Paraisópolis, localizado no Sul de Minas Gerais, com imagens da favela de São Paulo.

O município está celebrando 149 anos nesta terça-feira (25), e na publicação que foi veiculada pelo deputado como anunciar no Facebook e Instagram, um vídeo em homenagem contando a história do local inicia com imagens da favela que leva o mesmo nome. Outra gafe cometida pelo deputado foi o número de habitantes, onde ele afirma ter 100 mil.  (Veja vídeo abaixo)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, Paraisópolis apresentava uma população estimada de 21.353 mil habitantes. 

Leia mais: Adolescente de 14 anos é uma das mais jovens a morrer por covid-19 em Minas Gerais

Depois que moradores notaram o erro e corrigiram, já que o anúncio foi patrocinado na cidade pelo valor de R$ 100 reais, foi pausado mas ainda é possível encontrá-lo na Biblioteca do Facebook.

Foto: Screenshot/Biblioteca de Anúncios

O equívoco foi corrigido horas depois, Lafayette publicou outro vídeo nos Stories do Facebook e Instagram, desta vez sem patrocínio, com imagens da cidade e falas diferentes.

Lafayette gastou, no total, R$59.715 mil em anúncios no Facebook de 4 de agosto de 2020 até 23 de janeiro de 2022. 

Foto: Screenshot/Biblioteca de Anúncios

História

 Localizado no Sul de Minas e na Serra da da Mantiqueira, Paraisópolis é conhecido por suas belezas naturais e ventania. 

Foi povoada ainda no início do Século XVIII, quando Bandeira de Gaspar Vaz da Cunha partiu de Taubaté, subindo a Serra da Mantiqueira à procura de ouro. Não encontrando ouro, membros da Bandeira e moradores originaram o povoado ‘Campo de Lima’ para a exploração de lavouras e pecuária, já que o clima do local era propício para o cultivo. Meses depois, o local passou a se chamar São José da Ventania devido seus fortes durante todo ano.

Em 1827, Dom Pedro I concedeu um alvará para a construção da capela de São José e instalação da Freguesia de São José das Formigas, tornando o novo nome do povoado e elevando seu nível de Curato à Freguesia, quando sua população já atingia 2.500 pessoas.

Em 1872, o território da atual Paraisópolis se desmembrou de Pouso Alegre, elevando a sua  categoria para Vila.  Apenas em 1874 o local foi elevado à categoria de cidade e sede de município, com a  denominação de São José do Paraíso, que  em 15 de novembro de 1914, passou a se chamar Paraisópolis. Atualmente, aos 149 anos de emancipação, o município possui mais de 21 mil habitantes.